Se você é uma mãe cansada, um momento de relaxamento completo não existe. A cabeça não descansa nunca, sempre pensando em todos os problemas e possibilidades. Parece que tem o tempo todo uma lista de itens na cabeça e essa carga faz com que esteja sobrecarregada o tempo todo. Se identificou?
5 Riscos de ser uma mãe cansada
As mães são realmente incríveis, verdadeiras máquinas, mas será que é necessário se mostrar incansável o tempo todo? A resposta é não. O peso de toda a responsabilidade pode ser invisível para outras pessoas, mas ele existe. E o pior, pode trazer riscos para a sua saúde…veja quais são.
Sistema imunológico
Um dos primeiros pontos a sentir o excesso de trabalho e preocupações é o seu sistema imunológico. Certamente, uma rotina com pouco ou nenhum descanso físico e mental completo, tende a aumentar a carga de estresse.
E quanto mais estresse, mais cortisol o seu corpo libera, para lidar com o tranco. Dessa forma, seu sistema imunológico acaba sendo afetado, deixando você mais propensa a ter gripes, resfriados e qualquer doença que passar do seu lado.
Obesidade
O aumento do cortisol também faz com que as células adiposas passem a estocar energia para o perigo que se aproxima. Em outras palavras, seu corpo se prepara para uma temporada sem alimentos ou hibernação, armazenando energia em forma de gordura! Sim, aquele pneuzinho não está aí a toa.
Doenças cardiovasculares e diabetes
Não é somente o cortisol que seu organismo libera em situação de cansaço extremo. Ele também produz uma maior quantidade de adrenalina e noradrenalina, que, juntos, fazem mudanças importantes. Primeiro de tudo, essa junção aumenta a frequência cardíaca e a constrição dos vasos sanguíneos. Se isso for repetido muitas vezes, pode levar à hipertensão e consequentes problemas cardiovasculares.
Além disso, também aumenta a taxa de açúcar no sangue e reduz a produção de insulina. Já viu onde vai dar esse problema, certo? Sim, com o excesso de açúcar e redução da insulina seu corpo pode reagir desenvolvendo o diabetes tipo II. Por isso é fundamental tentar manter o cortisol sob controle, e uma das formas é reduzindo a carga de estresse.
Queda de cabelo
Muitas vezes, as mulheres dizem que depois do parto, o cabelo não parou mais de cair. E isso é um fato, não apenas por causa de alguma anestesia — cujo efeito passaria em alguns dias — mas por causa do cansaço excessivo. Se quer que a vida volte à normalidade, incluindo as madeixas, tente pegar mais leve consigo.
Emocional abalado
Até agora só se falou dos riscos fisiológicos, mas e o que dizer sobre o estado emocional de uma mãe cansada? Fadiga constante, falta de motivação, pouca paciência e até mesmo depressão podem acontecer. Isso pode levar a outros quadros, bem como a uma desarmonia no seio da família, levando inclusive ao desgaste do relacionamento do casal.
O importante é falar claramente, sem hipocrisia, que a maternidade é incrível, mas é difícil. Não se sinta mal por estar exausta muitas vezes. Divida essa carga com o marido, amigos e familiares. Reserve um tempo para você, não é pecado. Aprenda e pensar em você também e aproveite melhor essa cada fase dessa linda jornada que é criar filhos.