Menu

Mães chatas criam filhas de sucesso, segundo estudo

Pesquisa mostra que mães que cobram muito das suas filhas podem ajudá-las a ter sucesso na vida quando adultas

Crédito: Freepik

Publicidade

Você já ouviu falar de mães chatas, que cobram suas filhas? Pois saiba que é exatamente isso o que vai ajudá-las a ter sucesso na vida. E não se trata de achismo ou apenas sabedoria popular, esse é o resultado de um estudo britânico. Conheça melhor.

Veja também: chinesa dá à luz aos 67 anos e pode ser a mãe mais velha do mundo

O benefício de ter uma mãe chata

Cobranças diárias com relação a tarefas em casa, aos estudos e comportamento são as principais características das mães chatas. E isso é uma tremenda sorte de quem tem uma mãe assim! De acordo com um estudo desenvolvido na Inglaterra, elas têm grande participação sobre o sucesso das suas filhas.

A pesquisa levou 10 anos para ficar pronta, acompanhando 15 mil meninas entre 13 e 14 anos. Para isso, foram colhidos dados, mostrando o resultado dos estilos de criação. De acordo com a pesquisadora Ericka Rascon-Ramirez, titular na Universidade de Essex, as mães chatas tinham filhas com melhores resultados. Para ela, existem muitas vantagens em ter uma mãe exigente.

Publicidade

Tarefas domésticas

Pode não parecer nada importante à primeira vista, mas ensinar os jovens a cumprir tarefas em casa é fundamental. Mesmo que se tenha a ajuda de alguém contratado para isso, eles têm que ter obrigações dentro da própria casa. Entender o espaço comum como algo que lhe pertence e que se precisa zelar e preservar, ajuda a ter mais compromisso e empatia.

Tomada de decisão

Muitas vezes os jovens são ainda imaturos para algumas tomadas de decisão. Seja para escolher algo mais simples ou complexo, uma mãe chata pode ser útil. Isso porque, ao participar do processo, ensina empiricamente um método para fazer melhores escolhas. Sempre ponderando antes da ação de fato.

Relacionamentos

Conversar abertamente sobre relacionamentos, casamento e gestação podem incomodar os jovens. Mas isso é fundamental por dois motivos. Primeiro de tudo, porque eles vão saber que têm com quem conversar sobre isso. E claro, também para compartilhar experiências e mostrar o que pode ou não dar certo em suas escolhas.

Responsabilidades

Uma mãe chata exige que seus filhos tenham responsabilidades e cumpram com o seu papel, de acordo com o esperado. Claro que isso pode ser motivo de discórdia entre pais e filhos, mas é fundamental para o futuro. A partir do momento em que se acostuma a ter responsabilidades, não vai sentir o baque ao sair de casa, consequentemente, terá maiores chances de sucesso.

Publicidade

Controle do tempo

Tanto adultos quanto jovens têm se perdido em meio a tanta informação, sons e cores. A tecnologia é uma grande aliada, quando usada com sabedoria. Dessa forma, controlar o tempo em que se vai passar em frente às telas ajuda no desempenho. Além disso, é importante ter horários para estudar, comer e dormir, pelo menos.

Metas para o futuro

Talvez esse seja o ponto mais importante da lista, pois ensina aos jovens que não basta sonhar. Se eles querem ter sucesso na vida, devem ter um objetivo e metas alcançáveis para ele. Por isso, é fundamental começar com pequenas metas durante períodos de tempo menores. Isso porque vai treinar a mente para pensar de forma estruturada o futuro e não apenas sonhar com o sucesso.

Claro que tudo tem limite, e a própria pesquisadora afirmou que não se tratavam de mães radicais. Punições físicas ou psicológicas estavam fora de questão no estudo. Para ela, mãe chata é aquela que exige, ensina e motiva, sempre dando espaço para os filhos se desenvolverem.

Publicidade
Sair da versão mobile