Menu

Mãe se preparou por 14 anos para doar rim ao filho

Ela decidiu começar a se cuidar anos antes de saber se realmente poderia ser a doadora.

Imagens: Reprodução

Publicidade

Receber o diagnóstico de doença real crônica é um choque, e assim foi para Daniel, em 2009, quando soube que sua vida estava fragilizada. Mas, ao mesmo tempo, sua mãe já começou a se preparar para doar um rim ao filho.

Na época, Célia queria os médicos dissessem se ela poderia ou não ser a doadora de um rim para Marlon, mas, eles disseram que só seria possível saber quando ele estivesse realmente precisando de um transplante – o que não era o caso naquele momento.

Mesmo assim, a mãe sentiu que deveria começar a se preparar. Ou seja, Célia precisava mudar seus hábitos de vida para que seus órgãos estivessem saudáveis quando o momento de doar um rim ao filho chegasse.

Veja também: Enfermeira doou um rim para o paciente e eles se apaixonaram

Publicidade

Na época, Daniel tinha apenas 26 anos e já teve que enfrentar um início de vida adulta cheio de responsabilidades, mantendo cuidados especiais com a saúde e fazendo tratamento.

O impacto da notícia da doença real foi tanto que a Célia imediatamente mudou de vida, pois sentia que poderia ser a doadora quando fosse necessário.

“Era rueira, trabalhava o dia inteiro, saía muito e tomava todas. Depois que soube do caso do Daniel, mudei o meu ritmo de vida porque sabia que teria de estar muito bem para ser uma doadora. Passei a sair bem menos, comecei a evitar bebidas e alimentos gordurosos”, lembra Célia.

O tempo passou e, 14 anos depois, a necessidade do transplante chegou. Para a sorte de Daniel, sua mãe fez os testes e descobriram que ela seria a melhor doadora para ele.

Publicidade
Imagens: Reprodução

O procedimento ocorreu no dia 4 de maio de 2023, no Hospital Brasília, do Distrito Federal, e foi um sucesso. Apesar da tensão da família, já que se trata de uma doença crônica séria, havia também muita esperança e alívio, especialmente quando a cirurgia acabou e os médicos disseram que deu tudo certo.

Agora, mãe e filho se recuperam bem e sabem que precisarão continuar cuidando da saúde porque ambos precisam do único rim que possuem funcionando.

Mas, todo o esforço valeu a pena para esta mãe que decidiu doar um rim ao filho, anos antes de saber se ele precisaria e se ela poderia mesmo ser a doadora.

Publicidade

Veja também: Filho doou medula para mãe com leucemia

Sair da versão mobile