A história por trás do vídeo que emocionou milhares de brasileiros
Crédito: Instagram

A história por trás do vídeo que emocionou milhares de brasileiros

Apesar das dificuldades por causa da doença, Luciana deseja ser uma voz de conscientização

Publicidade

No dia 23 de janeiro a Luciana decidiu, mais uma vez, raspar a cabeça para enfrentar a quimioterapia. Ela resolveu registrar o momento junto com sua família. O que ela não esperava era que sua mãe fosse começar a raspar o próprio cabelo também, em um gesto de apoio à filha. O vídeo logo viralizou e fez as lágrimas rolarem pelo Brasil. Se você não viu, veja abaixo, e depois conheça a história.

A história de Luciana

A Luciana Rebelo mora em Campo Grande/RJ, tem 31 anos de idade, é casada e tem 2 filhas. Depois de ganhar a segunda filha, em maio de 2017, Luciana começou a ter sangramentos vaginais fora do período menstrual e após as relações sexuais. Ela achava que era por causa do parto normal.

Depois de 11 meses do parto, os sangramentos continuavam e Luciana procurou o SUS para fazer um exame preventivo. O resultado deu normal, então ela ficou despreocupada até aquele momento. Porém, foram surgindo novos sintomas.

Os sangramentos passaram a ter coágulos, a queda de cabelo era acentuada, assim como as dores na lombar e a sensação de estômago cheio constantemente.

Publicidade

Não contente com o resultado do exame, Luciana conseguiu uma consulta gratuita com a médica que fez o parto da sua primeira filha. Depois de mais exames, e de 15 dias de espera com sintomas intensos, Luciana recebeu o diagnóstico de câncer no colo do útero.

Ela foi para a casa de sua mãe, que a recebeu com todo o amor e apoio do mundo, exatamente como ela fez no vídeo em que elas raspam o cabelo juntas.

Depois disso Luciana precisou esperar 7 meses para conseguir iniciar o seu tratamento pelo INCA/SUS, mesmo estando com o câncer em estágio avançado e com muitos sintomas.

Foram 25 radioterapias, 3 braquiterapias (radioterapia localizada) e 6 quimioterapias. Foi nessa época que Luciana optou por raspar o cabelo pela primeira vez, não por causa da quimio, mas porque a anemia estava fazendo seu cabelo cair demais.

Publicidade

O tratamento foi intenso e trouxe fortes efeitos colaterais, mas tinha funcionado. Luciana recebeu alta e passou a se recuperar.

Porém, em outubro de 2020, mais uma surpresa desagradável: o câncer voltou. Agora, Luciana está fazendo mais 6 quimioterapias, foi ostomizada (usa bolsa de colostomia), e mesmo assim mantém a cabeça erguida e muita fé no coração. Ela raspou o cabelo de novo, e dessa vez viralizou.

Luciana sabe que sua vida tem um novo propósito: ser o exemplo para muitas mulheres que estão passando pela mesma situação, e a voz de alerta para a prevenção do câncer de colo do útero,  único tipo de câncer que pode ser prevenido.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM