Ryshell Castleberry é uma tatuadora a part-time e uma dona de casa a tempo inteiro que compartilhou no Facebook um post que se tornou viral. Juntando milhares e milhares de curtidas, a publicação da norte-americana presta uma bonita homenagem a todas as mulheres que, como ela, se dedicam à vida doméstica.
Nesse post, Ryshell criou uma conversa imaginária entre um homem e o seu psicólogo, com o paciente reclamando que a sua esposa não faz nada na vida.
Leia o post viral de Ryshell Castleberry
“A minha mulher não faz nada!
Diálogo entre um marido (M) e o seu psicólogo (P)
P: Você trabalha, Sr. Rogers?
M: Sim, num banco.
P: E sua esposa?
M: Não faz nada. É apenas uma dona de casa.
P: Não faz nada? Então, quem faz o café da manhã em casa?
M: É ela. Afinal, não trabalha.
P: E quando ela acorda para preparar tudo?
M: Bem cedo. Na verdade, a minha esposa não trata somente do café da manhã: ainda tem de confirmar se os meninos estão bem vestidos e penteados, se eles tomaram o café direitinho, se escovaram os dentes corretamente, se levam todo o material para a escola… Aliás, nós recentemente tivemos um bebê e ela agora ainda tem de trocar as fraldas e amamentar logo de manhã.
P: Como os meninos vão para a escola?
M: É a minha esposa quem os leva: afinal, ela não faz nada, não trabalha.
P: E depois? A sua esposa faz alguma coisa?
M: Normalmente, demora um bocadinho até encontrar algo para fazer… Mas lá vai pagando as contas, vai ao supermercado… Por vezes, se esquece de comprar algo e tem de regressar ao supermercado. E isso tudo, sempre carregando o bebê. Assim que chega a casa, tem de fazer o almoço para o bebê e amamentar e trocar a fralda outra vez. Enquanto ele dorme, ela ainda aproveita para deixar a cozinha bem arrumada. Depois, lava a roupa, e toda a casa. Enfim, tudo isso para passar o tempo… Não trabalha…
P: Quando o Sr. Rogers chega a casa, o que costuma fazer?
M: Relaxo um pouco, claro. Fico cansado após trabalhar todas aquelas horas.
P: E a sua esposa…?
M: Prepara o jantar, dá aos meninos e a mim, limpa os pratos, dá um jeito na casa de novo, confirma que o cão está em casa e dá o que restou do jantar. Após ajudar os meninos com os trabalhos da escola, prepara tudo para que eles durmam e verifica se a fralda do bebê não tem nenhuma sujeira. Ainda dá leite morno para os meninos e confirma que os dentes estão escovados. Quando está na cama, desperta constantemente para amamentar o bebê e trocar mais fraldas. Mas não há problema: ela não tem de trabalhar na manhã seguinte.
Esse é o dia a dia de uma típica dona de casa, desde manhã até de madrugada. Como é possível alguém achar que isso é «não trabalhar»? Não é preciso ter diploma para ser dona de casa, mas essa função é extremamente relevante para o equilíbrio familiar. Por isso, dê valor à sua mulher, mãe, filha… Ser dona de casa é uma função que exige muito sacríficio… sem nenhum preço!
Uma vez, alguém questionou uma mãe se ela trabalhava ou se era somente uma dona de casa. Ela disse:
«Trabalho como dona de casa, todas as horas do dia.
No meu trabalho, acumulo uma série de funções: mãe, mulher, filha, desperto as crianças, preparo as refeições, sou empregada, ajudo nos deveres da escola, sou garçonete, cuido dos meninos, trato de doenças, faço trabalhos manuais, dou conselhos, me dedico à segurança das crianças, dou conforto… Além disso, não tenho férias, não posso descansar quando estou doente, não tenho folgas, não tenho salário… e mesmo assim há sempre quem me diga que eu não faço nada todo o dia!».
Dedico essa publicação a todas as mães que colocam o bem-estar da família acima de tudo.
Nunca se esqueçam. Uma mulher é como o sal: nem sempre é notada, mas a sua falta deixa tudo sem gosto.”
Compartilhe essa bonita e inspiradora mensagem com todas as donas de casa que você conhece!