Não é mais novidade para ninguém o mal que o cigarro causa à saúde, não apenas de quem fuma, mas de quem convive com o fumante. Por conta disso, um casal norte-americano – que não quis se identificar, resolveu tomar uma decisão drástica quanto às visitas da avó para o bebê.
Juntos, eles decidiram que a avó paterna, que é fumante, só poderia visitar seu neto depois de tomar banho e trocar de roupa para evitar que o recém-nascido seja um fumante passivo com tão pouca idade.
Claro que eles sabiam se tratar de uma decisão bastante complicada, que poderia abalar o relacionamento entre eles, e essa não era a intenção. Então, resolveram pedir conselho para a revista norte-americana Slate, que trata de assuntos como atualidades, cultura e política.
Depois de enviarem um e-mail à revista explicando a situação, eles receberam a resposta que esperavam. A revista disse que eles estavam tomando uma decisão certa por estarem preocupados com a saúde do seu bebê.
No entanto, precisavam se esforçar para explicar à avó que a saúde do neto é o motivo para tal decisão, e que ela não precisa ter esse cuidado de tomar banho e trocar de roupa quando eles forem visitá-la em sua casa, afinal, é um direito que ela tem.
Poderá ser um processo de adaptação delicado, mas é para o bem de todos, inclusive, talvez ajude a própria avó a repensar sua relação com o fumo.
Veja também: Sogra pede para amamentar o neto e deixa nora indignada