Emma Schols é uma mãe que mora com o marido e os 6 filhos na Suécia. No segundo semestre de 2019, a família de Emma quase foi destruída por um incêndio em sua casa. Mas, naquele dia inesquecível, Emma evitou um final trágico. Ela arriscou a própria vida por suas crianças, sem pensar na dor que estava passando ao enfrentar as chamas que derretiam seu corpo.
A mãe acordou com a casa pegando fogo
Emma estava em casa com as crianças, tirando um cochilo. Ela acordou com a parte de baixo de sua casa pegando fogo. Imediatamente seu instinto de proteção entrou em ação. Ela sabia que dois de seus filhos estavam lá embaixo na brinquedoteca.
Então, ela disse ao filho mais velho que levasse os outros irmãos para a varanda, e desceu as escadas para salvar os dois que estavam na área em chamas. Quando Emma alcançou as duas crianças, houve uma explosão.
“Eu me joguei como um escudo sobre eles para que não se machucassem. Quando o fogo me atingiu, foi como se minhas costas estivessem em chamas. Mas eu continuei. Joguei as crianças para fora da porta da frente e tranquei para que elas não voltassem. Elas estavam apavoradas“, conta a mãe.
Emma agora teria que subir as escadas de novo para resgatar os outros filhos que estavam na parte de cima. Nesse momento, a escada pegou fogo. Mesmo assim, a única coisa que estava na mente de Emma era salvar as crianças, então subiu as escadas, apesar do fogo.
“Fazia tanto calor que a sola do meu pé começou a cair. A pele simplesmente ficava pendurada“, relembra.
Tinha muita fumaça na parte de cima, mas Emma seguiu em frente. Muito machucada, ela foi para o chão e rastejou até o quarto onde estava sua bebê mais nova, no berço. Pegou a pequena e foi para a varanda, onde estavam os três mais velhos.
O corpo de Emma ficou 93% queimado
A atitude ágil e focada de Emma foi o bastante para que ela conseguisse salvar a vida de todos os filhos, que não se machucaram. Porém, a mãe ficou com 93% do corpo queimado. Emma passou 3 semanas entre a vida e a morte, respirando por aparelhos.
Depois desse período crítico, ela começou a se recuperar aos poucos. Hoje Emma está bem e restaram as cicatrizes de uma heroína que enfrentou o fogo para salvar a vida dos filhos. Com certeza, a dor física que Emma passou não se compara a dor no coração que ela sentiria se não tivesse conseguido salvar as crianças.
Um ato heroico reconhecido
Depois que Emma estava recuperada, sua história ficou famosa fora da Suécia porque ela recebeu uma homenagem da família real durante a cerimônia do prêmio ‘Swedish Heroes Gala‘, que reconhece o esforço heroico de alguns cidadãos do país.
Por causa da pandemia, a premiação não pôde ser feita presencialmente, mas a princesa Sofia homenageou Emma no seu perfil do Instagram:
“Tive a oportunidade de expressar nossos agradecimentos a todos que lutam pela saúde e pelos cuidados durante a pandemia. Além disso, foi uma grande honra prestar homenagem a Emma Schols, que se tornou a salva-vidas do ano. Uma história muito forte. Parabéns a todos os vencedores! ”