O dia 9 de fevereiro de 2023 foi uma data libertadora para uma mulher de 39 anos que vivia em cárcere privado há 19 anos. Apesar da idade e de estar consciente de sua situação, ela nunca conseguiu escapar.
Quem a mantinha nessa situação era sua própria mãe, na casa em que elas viviam, na cidade de Viana, região rural da Baixada Maranhense. Mas, a mãe não é a única suspeita do crime.
A vítima foi descoberta no interior de uma cela improvisada e estava com os pés e braços amarrados, em um colchão sujo no chão. Uma situação desumana. Ela relatou que passava fome e sede, além de viver sozinha em meio à sujeira.
Veja também: Homem é preso por manter esposa e duas crianças em cárcere privado
A idosa suspeita do crime justificou que mantinha sua filha presa porque ela sofria de “distúrbios psicológicos” e era agressiva.
Por enquanto, a versão da idosa não foi confirmada, mas, mesmo que fosse, não justificaria tamanha maldade e ela continua sendo uma criminosa.
Um homem e uma mulher foram identificados como responsáveis pela chave da cela e mais pessoas serão notificadas para prestar depoimento.
A vítima, depois de ser libertada, foi encaminhada ao hospital para receber tratamentos de saúde adequados e, depois, será levada para a assistência social do município.
O caso ainda está sendo investigado. As autoridades envolvidas estão em busca de identificar todos os envolvidos nesse caso para que sejam responsabilizados pelo sequestro e tratamento cruel que essa mulher passou nos últimos anos.
Veja também: Conheça a mulher que sobreviveu a cárcere privado por 20 anos