Mãe e filha constroem casa com garrafas de vidro
Crédito: Reprodução Globo

Mãe e filha constroem casa com garrafas de vidro recolhidas do lixo

Elas reuniram a necessidade de ter um lar com uma atitude que contribui com a preservação do meio ambiente

Publicidade

Maria Gabrielly Dantas e a mãe, Edna Dantas, saíram de Curitiba/PR há dois anos para morar na Praia do Sossego, ilha de Tamaracá, em Recife. Então, como elas precisavam de uma casa para morar, e Edna tinha experiência de 18 anos trabalhando com materiais recicláveis, ela teve uma ideia: juntar garrafas de vidro para construir a própria casa.

“A garrafa de vidro, você joga ali no solo, ela é infinita, ela não se decompõe. E a necessidade de ter uma residência, de estar morando em Itamaracá, ter esse problema forte com o lixo aqui. A gente tentando resolver esse problema com o lixo surgiu a ideia de construir minha casa de garrafa, para dialogar com a sociedade que isso não é lixo”, explicou Edna em entrevista ao Jornal Nacional.

Então, mãe e filha começaram a coleta de garrafas até conseguirem reunir 5 mil unidades. Em maio de 2020, em plena pandemia, as duas começaram a construção do novo lar, sem ter experiência no assunto. Mesmo assim, elas foram descobrindo tudo juntas.

“Foi um momento de muita troca, sabe? Que a gente colocou toda nossa disposição nisso. Porque foi logo no início da pandemia e a gente precisava fazer isso acontecer”, conta Maria Gabrielly Dantas, designer de moda.

Publicidade

O projeto foi executado com 4.298 garrafas. Elas primeiro fizeram a limpeza de todas as garrafas, depois foram pesquisar como erguer as paredes.

“Em um primeiro momento a gente fez blocos de garrafas. A gente pegava de quatro a seis garrafas, fazia o bloco, colava com argamassa. Depois vinha e encaixava como se tivesse colocando um tijolo. Assim a gente foi levantando, passo a passo, as paredes da nossa casa”, diz Edna.

Agora a residência está praticamente finalizada, tanto que mãe e filha já fizeram a mudança. Elas deram um grande exemplo à sociedade de como é possível realizar um sonho tendo cuidado com o meio ambiente ao construir uma casa ecológica. Tudo dentro de uma iniciativa simples, que já poderia estar muito popular se as pessoas estivessem mais dispostas a mudar de atitude e desenvolver a consciência socioambiental.

Crédito das imagens: Reportagem Jornal Nacional

PODE GOSTAR TAMBÉM