Mãe do noivo segura a mão do filho em fotos com a nora no casamento
Crédito: Reddit

Mãe do noivo segura a mão do filho em fotos com a nora no casamento

Querendo dominar o espaço, ela se impõe e coloca a sua mão sobre a do filho e da nora, olhando desafiadoramente para a coitada

Publicidade

O casamento é um dia marcante para a vida do casal, porém incidentes podem acontecer. Ou pior, uma sogra problemática pode estar presente. E foi o que aconteceu com essa mulher que, após uma cerimônia conturbada pela mãe do noivo, desabafou em um fórum na internet.

Todo mundo conhece histórias de sogras problemáticas e também daquelas que são anjos na terra, mas como entender a mente dessa primeira? A boa sogra é compreensiva, não invade o espaço do casal e entende que eles vão passar por muita coisa juntos até se alinharem.

Já a problemática é manipuladora, egoísta e quer o filho somente para si. Aliás, existem inclusive mulheres que sofrem com uma doença chamada complexo de Jocasta e não sabem. Elas são literalmente apaixonadas pelos filhos e acreditam que nenhuma nora será boa o bastante. Elas se consideram as grandes mulheres na vida dos filhos e essa noiva sentiu isso na pele!

Mãe segura mão do noivo no casamento

Mãe do noivo segura a mão do filho em fotos com a nora no casamento foto
Crédito: Reddit

Chocada com o comportamento da sogra durante o casamento, uma mulher publicou um desabafo em um fórum na internet, que rapidamente viralizou e ficou lotado de sábios conselhos (e outros nem tanto). Junto com o depoimento, uma foto que realmente dá o que falar: estão ela e o marido, recém-casados e, ao lado dele, a sogra, segurando a mão do filho e olhando para ela com cara de desafio.

Publicidade

Em apenas uma foto muita coisa foi contada, mas você não faz ideia do que ela passou até chegar ali. O terno do filho foi escolhido pela mãe, que fez questão de ir junto, fotografar toda a troca de roupas e enviar as fotos para a nora, com imensas legendas apaixonadas. Dizia que ela deveria estar à altura dela na cerimônia, o que seria difícil.

Acha que ela exagerou? Então volte lá na foto do casamento. Está vendo quem está segurando a mão do noivo? Pois a família teve que intervir, para que se pudesse tirar fotos do casal em paz. Para o socorro da noiva, a cunhada puxou a mãe para o lado e pediu para dar espaço para os recém-casados. Sabe qual foi a resposta? “Eu posso ficar aqui! Eu sou mulher dele, também”.

Hilário para quem ouve, terrível para quem terá que conviver. Se esse comportamento não for caracterizado como complexo de Jocasta, pode muito bem se tratar de uma mãe narcisista. Aliás, reparou como ela usou um vestido do dia a dia para a cerimônia? O que ela quis dizer com isso? Bom, para mais informações, veja também um psicólogo falando sobre mães narcisistas:

Complexo de Jocasta

De acordo com a revista científica Pepsic, é quando chega a menopausa que a mãe obsessiva fica pior, sendo seus filhos o amor de sua vida. É como se fosse o mesmo que o complexo de Édipo, só que, ao invés de ser de filho para mãe, é de mãe para filho. Aliás, Jocasta era a mãe de Édipo na mitologia e acabou casando com ele. Essa ideia resume bem a doença.

Publicidade

Segundo a definição do artigo para a doença, “o conjunto constituído pelo fantasma do desejo e os mecanismos próprios para impedi-la de emergir merece o nome de complexo de Jocasta”. Essa fixação nos filhos pode criar uma superproteção com tendências à simbiose, em que a dependência já está estabelecida.

E acredite, essa pode ser uma sogra infernal, chegando ao ridículo de querer aparecer em todas as fotos do casamento. E foi exatamente o que aconteceu com essa pobre noiva, que felizmente contou com o apoio de parentes da mulher para lidar com o problema. Veja o que uma psicóloga tem a dizer sobre o complexo, com exemplo prático:

PODE GOSTAR TAMBÉM