Menu

Mãe deixa filha comer areia “para fortalecer imunidade”: será que está certo?

Até onde os pais devem deixar que os filhos tenham contato com tudo que está no meio ambiente?

Crédito: Reprodução DailyMail

Publicidade

Alice Bender é uma norte-americana de 22 anos e mãe da pequena Fern, de 8 meses. Assim como a maioria das mães, ela adora publicar fotos de sua bebê nas redes sociais. Mas Alice se diferencia por um detalhe: em algumas fotos, sua filha aparece comendo areia, pedras e outras coisas “naturais”, o que casou bastante estranhamento nas pessoas.

Crédito: Reprodução DailyMail

Em um vídeo, que já rendeu milhões de visualizações, a mãe explica que deixa a filha comer essas coisas para fortalecer sua imunidade, e que proibir esse contato das crianças com o que está no chão foi algo criado pela indústria farmacêutica.

“Eu não tenho medo de bactérias. Na verdade, eu as acolho. Eu confio na natureza e no meu bebê. Não é por acaso que os bebês têm esse instinto enquanto passam pelo período de amamentação”, disse Alice.

Crédito: Reprodução DailyMail

Para essa mãe, os bebês devem ser livres para colocar na boca as coisas da natureza que encontram por aí, pois o leite materno os protege dos germes, enquanto seu sistema imunológico vai sendo fortalecido.

Publicidade

“Acho que todos nós precisamos dar uma revisada em nossas noções pré-concebidas sobre saúde e descobrir o que nos fez pensar desse modo”, finalizou.

Deixar ou não deixar a criança comer areia?

A areia em si, bem como as pedras, são compostos minerais que, em pequena quantidade, não oferecem risco à saúde do bebê. O problema é que os pais nunca sabem o que passou sobre aquela areia e ela pode estar contaminada com diversos tipos de micro-organismos e parasitas, além de fezes de animais que podem transmitir doenças graves à criança.

Então, se por acaso seu filho colocar um pouco de areia na boca, e logo você perceber e não deixar que ele repita, tudo bem. De fato, o organismo dos bebês é fortalecido com a experimentação das coisas, inclusive não comestíveis. Mas, é bom ter cuidado com o local em que vai deixar seu filho se sentar para brincar e não ficar deixando que ele coma à vontade.

O bom senso sempre prevalece, pois crianças que são proibidas de tudo têm maior chance de desenvolver doenças crônicas, como as respiratórias. Ao mesmo tempo, deixar que elas coloquem de tudo na boca, mesmo coisas sujas, como se fosse algo saudável, pode ir além do limite da imunidade e causar danos sérios à saúde.

Publicidade
Sair da versão mobile