As crianças adoram aprender coisas novas, fazer misturas, descobertas, enfrentar desafios e serem elogiadas pelos pais. Então, toda tarefa que envolva essas possibilidades, elas querem fazer. Uma das tarefas que a maioria das crianças adora é cozinhar junto com os pais.
Na casa da norte-americana Laura é assim. Seu filho, que está com apenas 3 anos de idade, já sabe preparar alguns pratos e até já cozinhou para a família.
Em um vídeo para o TikTok, Laura contou que o filho sempre gostou de ajudá-la na cozinha. Então, quando ele estava com 14 meses e já conseguia seguir alguns comandos simples, como colocar algo dentro de uma tigela, a mãe começou a deixá-lo participar cada vez mais.
Conforme o pequeno ía aprendendo, a mãe lhe dava tarefas um pouco mais complexas, como colocar líquidos em tigelas, untar assadeiras e fazer misturas. Depois ele começou a preparar sucos e smoothies usando o liquidificador.
Quando o pequeno passou a compreender o perigo das coisas, o que pode e não pode fazer, Laura resolveu treiná-lo para usar o fogão, sempre com sua supervisão, claro.
“Antes que ele tocasse em um fogão, certifiquei-me de que ele entendia o perigo que vem com ele. Também fizemos testes com o fogão desligado e garanti que ele sabia tocar na alça e não na panela. Quando ele tocava na panela, ainda com o fogão desligado, eu o corrigia”, explicou ela.
O vídeo que Laura publicou no TikTok mostra seu pequeno cozinhando no fogão, inclusive adicionando temperos à comida. A mãe fez um compilado de outros vídeos do menino ainda mais novo lidando com os alimentos para mostrar que aquilo acontecia há bastante tempo.
É claro que Laura iria dividir opiniões dos pais com esse vídeo, afinal, estava deixando uma criança pequena lidar com o fogão e isso pode ser muito perigoso.
Mas, ela tirou de letra os comentários das pessoas que a acusaram de estar agindo errado. Alguns disseram que criança deve apenas ser criança, então Laura rebateu que nunca o forçou a nada, ele faz porque tem interesse.
Quanto aos internautas que falaram sobre o perigo de mexer com fogo, a mãe garantiu que ele foi bem treinado antes de poder ligar o fogão e que ela nunca o deixa sozinho fazendo qualquer coisa na cozinha.
O objetivo dessa atividade é estimular a independência, a coordenação motora, a criatividade, a memória e o raciocínio lógico das crianças, ao mesmo tempo em que elas se sentem mais confiantes e orgulhosas de si mesmas por contribuir em casa e alegrar seus pais.