Ter um filho com Síndrome de Down tem sua beleza e seus desafios. É uma construção diária entre a criança, a família e a sociedade. Sim, ela é uma parte importante da formação de qualquer pessoa, mas às vezes pode ser cruel. Essa mãe não esperava por isso e percebeu de uma forma triste e extremamente comovente: apenas 1 amigo foi para a festinha do seu filho com Down.
E não foi por causa do distanciamento social, pois se tratava da nova modalidade de festa, o “drive-by“. Nele, a família organiza alguns lanchinhos no jardim (ou não), decorações e aguardam os convidados passarem em seus carros, buzinando, acenando e fazendo a festa para o aniversariante. Algo como nesse vídeo aqui:
Mas apenas um convidado compareceu – aliás, passou pelo jardim fazendo a festa de Jude, um menino lindo de somente 5 anos. Sua mãe fez de tudo para ele se divertir, mas é claro que não funcionou. E ela não aguentou e fez um desabafo emocionante: “Normalmente, isso seria ruim para qualquer criança, mas meu filho tem síndrome de Down. O que vai acontecer quando ele souber que está sendo deixado de fora de propósito? Por quê?“.
Uma situação de partir o coração e um grito de socorro, um pedido para uma mudança urgente no olhar sobre a humanidade. Veja o desabafo dessa mãe e aproveite para deixar nos comentários uma mensagem de apoio a todas as famílias que lidam com situações como essas todos os dias.