celulite facial
Crédito: Reprodução Facebook

Mãe alerta sobre celulite facial depois de crise de sinusite

Conheça o caso e entenda o que é a celulite facial e seus principais sintomas

Publicidade

Ela nunca ia imaginar que uma sinusite pudesse gerar um quadro de celulite facial, causando tanta dor em seu filho. Além disso, ele ainda corria o risco de sofrer lesões na região do olho, que prejudicariam sua visão. Felizmente isso não aconteceu e ele passa bem, mas o susto foi realmente grande.

Celulite foi consequência de sinusite

O pequeno Asaf mal começou a vida e já passou por um teste de fogo. Em meio a uma crise de sinusite, ele desenvolveu uma celulite facial (ou orbital, no olho). Depois de tirar um cochilo no meio da tarde, ele acordou com o olho bem inchado. Os pais se preocuparam, pois esse mesmo olho tinha passado por uma cirurgia no canal lacrimal, tempos atrás.

Fizeram compressas e ficaram atentos na evolução, porém quatro dias depois o olho começou a piorar. Levaram então ao médico, para avaliar o caso e ver se tinha alguma relação com a cirurgia. Ao chegar no hospital, foi encaminhado direto para a internação, com o diagnóstico de celulite facial.

De acordo com o médico, como o pequeno está com sinusite, ele deve ter coçado o nariz e depois o olho. Isso fez com que a bactéria entrasse na mucosa e contaminasse a região, causando o inchaço. Foram então oito dias de internação, tomando antibióticos pesados, para ficar bom. No terceiro dia, a bolha estourou, causando muita dor ao pequeno.

Publicidade

Se o caso piorasse, ele poderia ter sua córnea corrompida e pior, até o cérebro poderia ser atingido. Dessa forma, é uma doença que parece uma bobagem, mas que pode levar a óbito. Conheça um pouco mais sobre essa doença e preste atenção aos sintomas.

O que é celulite orbital

De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), ela é  um “quadro de sinais e/ou sintomas com surgimento recente, menor ou igual a sete dias, sem história de trauma, em pacientes de qualquer faixa etária”. São infecções causadas normalmente por sinusites, impulsionadas por “infecção de lesões pré-existentes, estas podendo favorecer o crescimento bacteriano”.

A celulite em si não é contagiosa, mas a bactéria causadora pode ser transmitida através da mão ou objetos contaminados. Além disso, tosse e espirros podem disseminar a mesma. Porém, a doença não acontece por si só. Ela depende do paciente tocar no material contaminado e levar ao olho.

Por isso é importante não coçar o olho, evitando o contato de qualquer sujidade. Além disso, lavar sempre as mãos e passar álcool gel, quando doente, pode ajudar a manter a bactéria longe. O ideal é fazer compressa fria no local ou procurar ajuda médica. Se o olho estiver coçando muito, pode ser recomendado um anti-histamínico  ou outros medicamentos.

Publicidade

Sintomas

Alguns sintomas são mais evidentes e normalmente o desenvolvimento é bem rápido. É preciso sempre ter atenção com essa parte delicada do corpo, para que não venha apresentar problemas graves como a celulite orbital. Conheça os principais sintomas:

  • Ferimento: pequenas feridas na região do olho (como arranhões) podem ser o primeiro sinal de que a doença pode se desenvolver;
  • Picadas de inseto anormais: além de feridas, as picadas de inseto podem ser o estopim para o surgimento da inflamação, começando a ficar com a aparência anormal;
  • Sinusite: como foi visto, esse é o principal causador da doença, sendo um dos pontos a serem observados, em caso de inchaço no olho;
  • Inchaço e vermelhidão: a região, com ou sem ferida ou picada, começa a inchar e ficar mais vermelha do que o resto do rosto;
  • Febre: pode ser que surjam episódios de febre crescente;
  • Dor: tanto os olhos quanto a cabeça podem começar a doer;
  • Alterações na visão: antes de fechar o olho completamente, a visão pode começar a ficar turva.

Em qualquer um desses sinais, procure ajuda médica, para evitar que a doença tome proporções maiores. É mais fácil tratar ainda no início do que quando a inflamação atingiu níveis mais avançados.

PODE GOSTAR TAMBÉM