Menu

Mãe agradece amiguinha do filho com autismo: “Esta é uma história de inclusão, aceitação e gentileza”

O pequeno Nicholas, que não pode se comunicar como a maioria das crianças, encontrou seu anjo da guarda na escolinha

Crédito: Reprodução Facebook

Publicidade

Muitas pessoas ainda têm uma visão distorcida sobre o que realmente significa inclusão e aceitação. Para ajudar a compreender esses conceitos em sua forma mais simples e verdadeira, você vai conhecer agora a história da amizade entre Nicholas, um garotinho autista, e sua amiguinha “E”.

Crédito: Reprodução Facebook

Quem relata essa história é Kate, mãe de Nicholas, que tem outros dois filhos com necessidades especiais. Por conta dos desafios e descobertas diárias com sua família especial, Kate mantém um blog chamado This Special Journey (Esta Jornada Especial).

Depois de descobrir a linda amizade do pequeno Nicholas com a E, Kate resolveu fazer uma publicação em seu blog agradecendo à menina por incluir seu filho.

Crédito: Reprodução Facebook

“Você pode pensar que esta é uma típica história de amizade. Mas esta também é uma história de inclusão, aceitação e gentileza.”

Publicidade

Nicholas é um garotinho de 5 anos que frequenta uma escola com crianças com necessidades especiais semelhantes às suas, mas também com outras crianças que não possuem autismo. A classe de Nicholas é especial, pois ele tem autismo de alto grau. No entanto, na hora do recreio, ele pode passear livremente e ter contato com as crianças de outras classes. Foi em uma dessas horas de recreação que Nicholas conheceu E.

Como relata Kate em seu blog, o que mais chamou sua atenção na amizade das duas crianças é que E sempre tratou Nicholas normalmente.

Crédito: Reprodução Facebook

“A coisa mais bonita sobre a amizade deles é que ela fala com ele. Ela fala com ele, embora ele não possa responder. Ela entende que ele não fala, mas o faz mesmo assim.“, relata Kate.

“Isso é inclusão. E anda com Nicholas apesar de ele ser deficiente. Ela quer ser amiga dele, embora ele seja diferente dela. Isso é aceitação. E entende que Nicholas não pode se comunicar como ela. Ela o aceita de qualquer maneira. Ela sabe que ele pensa e processa as coisas um pouco mais devagar do que as outras crianças. Ela ainda gravita em direção a ele.”

Publicidade
Crédito: Reprodução Facebook

Assim que percebeu como era importante essa amizade entre Nicholas e E, Kate quis conhecer a família da menina para agradecer o carinho com seu filho. Os pais da pequena contaram que E gosta muito de Nicholas e fala bastante sobre ele quando está em casa. Da mesma forma, mesmo sem poder se comunicar, Nicholas demonstra se sentir muito feliz na companhia da amiga.

Kate fez questão de agradecer pessoalmente e também criar a publicação em homenagem à E em seu blog, pois acredita que essa menina é o anjo da guarda do seu filho.

“Como mãe de uma criança com necessidades especiais, enternece meu coração ver alguém aceitar meu filho como ele é. Uma verdadeira amizade é quando alguém sabe tudo sobre você, mas gosta de você mesmo assim. É exatamente assim que E é. Eu amo que Nicholas tenha uma amizade tão genuína com essa garotinha.”

Publicidade
Sair da versão mobile