Desde que surgiu no Brasil, o macarrão instantâneo virou sucesso. O famoso miojo é um prato semipronto, gostoso, versátil, fácil de preparar, rápido e enche a barriga. Ou seja, a combinação perfeita de qualidades pra quem não gosta, não sabe ou não tem tempo para cozinhar. Mas você já parou para pensar se o macarrão instantâneo faz mal? É claro que, por ser um produto industrializado, logo imaginamos que o miojo não está entre as melhores escolhas para o cardápio. O que você vai saber agora é porque deve reduzir o consumo desse alimento.
Por que o macarrão instantâneo faz mal?
Vamos deixar claro que nem todo mundo vai ter problemas de saúde só porque come miojo de vez em quando.
O problema é quando esse macarrão faz parte de uma dieta desequilibrada, de uma pessoa sedentária.
E também quando ele é consumido com muita frequência, principalmente se for usado o saquinho de tempero pronto, que é onde moram os maiores vilões.
Excesso de sal
O excesso de sal é um dos vilões do miojo. O sal está principalmente concentrado nos temperos prontos para miojo e a quantidade é o dobro da recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 4 g por dia.
Muitos aditivos
O macarrão instantâneo faz mal também por causa dos aditivos. Mais uma vez, o problema maior é no tempero pronto, que contém corantes artificiais e toxinas. Um exemplo é o glutamato monossódico, um intensificador do sabor feito a partir da cana de açúcar e pode ser encontrado no rótulo como extrato de levedura, proteína vegetal hidrolisada ou E621.
Gordura que faz mal
Você sabia que o macarrão instantâneo cozinha tão rápido porque é frito? Pois é, isso significa que ele também contém gorduras ruins para o organismo.
Macarrão instantâneo faz mal porque gera problemas de saúde
Como já foi dito, o miojo em si, mesmo com o tempero, não será o responsável por todas as doenças dessa lista abaixo. Mas ele contribui para o surgimento dessas doenças em pessoas que já levam um estilo de vida sedentário e se alimentando mal. Os problemas mais comuns são:
- Aumento da acidez do estômago, podendo gerar gastrite e refluxo;
- Aumento da pressão arterial;
- Aumento do mau colesterol, o LDL;
- Aumento do peso;
- Desenvolvimento da síndrome metabólica;
- Maior risco de problemas cardíacos devido a alterações nos níveis de colesterol;
- Problemas renais a longo prazo.
Tem como fazer miojo mais saudável?
Tem sim. Não vai ser o mais saudável, já que você vai usar a massa que é previamente frita. Mas, só por substituir o tempero pronto do miojo por um tempero caseiro, com ingredientes frescos, já fica muito melhor. Então, veja uma receita de molho como sugestão para um macarrão instantâneo mais saudável.
Ingredientes
Extrato de tomate: 1 lata;
Molho de tomate puro: 2 latas;
Alho em pó: 1 colher (chá);
Cebola em pó: 1 colher (chá);
Sementes de erva-doce esmagadas: 1 colher (chá);
Ervas desidratadas (orégano, tomilho, salsinha, manjericão, alecrim): 1 colher (sopa);
Sal: ½ colher (chá).
Modo de preparo
- Leve ao fogo médio uma panela média/grande com o extrato e o molho de tomate.
- Vá misturando os demais ingredientes até começar a ferver.
- Reduza o fogo, tampe a panela e deixe fervendo durante 1 hora, mexendo de vez em quando.
- Depois é só servir sobre o macarrão já cozido ou deixar esfriar, colocar em potes, preferencialmente de vidro, fechar bem e congelar.
- Quando for usar, retire na noite anterior e deixe na geladeira para descongelar naturalmente.
Veja também: Receitas de molho pesto para macarrão