Menu

Maçã e cenoura são benéficas para o coração

Saiba porque esses dois componentes tão usuais na cozinha são maravilhosos para a saúde do seu coração

Crédito: Freepik

Publicidade

Conforme um artigo publicado pela Sociedade Americana de Nutrição, pode-se perceber que uma boa alimentação é fundamental para evitar doenças. Nele, você percebe que comer maçã e cenoura pode auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares, a depender da quantidade ingerida por dia.

Portanto, confira os detalhes desse estudo e as suas conclusões e saiba como deixar o seu coração mais saudável! Assim, você terá uma jornada mais longa e com melhor qualidade, aproveitando de cada detalhe desse grande livro incompleto que é a vida.

Maçã e cenoura protegem o coração

Conforme a pesquisa, frutas e vegetais possuem grande importância para a vida das pessoas. Para você ter uma ideia, o baixo consumo de frutas gerou 1.8 milhões de mortes com causa cardiovascular em 2010, enquanto o baixo consumo de vegetais resultou em 1 milhão de mortes por essa mesma causa.

A quantidade diária tida como ideal pela pesquisa era a de 300 gramas de frutas e 400 gramas de vegetais. Proporcionalmente, é o equivalente a duas maçãs de tamanho pequeno e três xícaras de cenouras cruas. Além disso, vale lembrar que tanto a cenoura quanto a maçã possuem um excelente potencial antioxidante.

Publicidade

Esse poder antioxidante da maçã e cenoura é excelente para combater os radicais livres, responsáveis por danificar as células do organismo, o que pode provocar diversos problemas, como o câncer. Por isso, os antioxidantes auxiliam na preservação das células do corpo e a evitar diversos problemas.

Vale destacar que elas também possuem vitamina B3 que é excelente para o controle dos níveis de colesterol na corrente sanguínea. Esse controle auxilia diretamente na prevenção de ataques cardíacos, já que o colesterol pode entupir artérias vitais, o que sobrecarrega o órgão e pode culminar em óbito.

Outro ponto importante é que elas também possuem fibras que auxiliam no controle dos níveis de colesterol no organismo. Vale destacar que a pesquisa mediu os índices de óbitos cardiovasculares com a causa do baixo consumo de vegetais, de acordo com cada país, tendo uma comparação interessante. Veja só na imagem abaixo:

Crédito: ASN Staff

Perceba que países como a China e o Japão, além da Tailândia e outros locais do sudeste asiático possuem menor número de mortes por problemas cardíacos. Afinal, é tradicional que eles tenham uma alta quantidade de frutas e vegetais em sua dieta, o que promove o ganho de nutrientes necessários para a proteção do coração.

Publicidade

Por outro lado, os Estados Unidos possuem um nível crítico de óbitos com essa causa, o que pode ser explicado pelo alto consumo de industrializados por sua população. Países do Oriente médio e a Índia também possui altos níveis, enquanto o Brasil está em uma faixa intermediária, juntamente com países como Canadá, Austrália e Rússia.

Agora que você já sabe, vale a pena consumir maçã e cenoura diariamente, junto com outras frutas e legumes. Assim, você estará preservando o seu corpo contra doenças cardiovasculares, além de outros problemas, graças a sua diversidade de vitaminas. Além disso, ficam perfeitos em um suco para a tarde ou até naquela dieta detox.

Veja também: Como fazer xarope de cenoura

Sair da versão mobile