A má circulação nas pernas ocorre por diferentes motivos e não apenas resulta em sintomas desagradáveis no dia a dia, mas também prejudica a distribuição de oxigênio e nutrientes para todas as partes do corpo. Muitos homens e mulheres sofrem com esse problema, mas quase sempre ele tem solução. Dependendo do caso, bastam algumas adaptações simples no estilo de vida para que a circulação volte ao normal.
Sintomas
Quem sofre com a má circulação nas pernas logo percebe o problema apenas pelos sintomas localizados, que são:
- Ausência de pelos nas pernas;
- Cãibras nas pernas;
- Coceira nas pernas;
- Cor pálida ou azulada nos locais de má circulação;
- Manchas vermelhas nas pernas;
- Pele fria, seca ou escamosa;
- Pés e tornozelos inchados;
- Presença de varizes;
- Rachaduras nos calcanhares;
- Sensação de formigamento ou dormência.
Causas
De acordo com o Ministério da Saúde, existem, basicamente, duas causas para os problemas de circulação nas pernas que se ramificam para outras causas mais específicas:
Má circulação venosa
A má circulação venosa ocorre quando existe algum problema nas veias que está impedindo o sangue de subir dos pés de volta até o coração. Entre os problemas principais que causam a obstrução venosa estão as varizes, a trombose venosa e também a obesidade. Além dessas causas, também é comum em quem passa muitas horas na mesma posição, pessoas que têm insuficiência cardíaca e doenças de pulmão.
Má circulação arterial
Já no caso da má circulação arterial é o oposto: existe algum problema que dificulta a descida do sangue do coração até os pés. Como é nessa descida que o sangue volta cheio de oxigênio e tecidos para distribuir pelo corpo, essa distribuição é deficiente e os sintomas são relacionados.
Como evitar?
As principais formas de evitar a má circulação nas pernas e melhorando o estilo de vida de modo geral:
- Praticar atividades físicas todos os dias ou pelo menos fazer caminhadas 3 vezes por semana com duração de 50 minutos cada vez para ativar a circulação;
- Manter o peso adequado, pois o excesso de gordura corporal aperta o sistema venoso e atrapalha a circulação de sangue;
- Beber muita água ao longo do dia;
- Manter sob controle o diabetes e a pressão alta;
- Parar de fumar.
Tratamentos
Os tratamentos para os problemas de circulação vão depender do que está causando essa má circulação e quem vai dizer isso é o médico depois de analisar os exames pedidos para o paciente.
As formas de evitar os problemas de circulação mencionados acima também servem como tratamento. Além disso, pode ser necessário:
- Tomar medicamentos para melhorar a circulação;
- Fazer uso de chás como remédios naturais para estimular a circulação;
- Fazer uso de meias elásticas compressoras enquanto estiver trabalhando;
- Se a causa for venosa, procurar repousar com as pernas para cima para ajudar o sangue a subir;
- Em alguns casos pode ser necessário operar a veia ou a artéria com problema.