Muitas pessoas sofrem com a má circulação de sangue nas mãos. Essas pessoas estão quase sempre com as mãos frias, podem sentir um formigamento, dor ou inchaço nas mãos e braços, falta de sensibilidade, dedos dormentes e unhas fracas.
Além desses sintomas específicos nas mãos, há casos em que a má circulação causa enxaquecas e cólicas. Esses são sintomas que pouca gente desconfia de uma má circulação nas mãos, então, é bom estar atento aos demais sintomas e buscar ajuda médica.
Por que precisa ir ao médico?
Mesmo quando os sintomas estão óbvios, é importante ir ao médico para ter a certeza do diagnóstico de má circulação nas mãos e para fazer uma revisão geral da saúde, pois o problema pode ser reflexo de alguma doença que precisa ser tratada.
O médico vai avaliar a causa e os sintomas, e prescrever os cuidados e tratamentos conforme a necessidade de cada paciente.
Uma dieta adequada
Sem considerar a existência de alguma doença prévia, mas sim, um paciente que tenha apenas uma má circulação nas mãos, a dieta deve ser rica em fibras e pobre em gorduras, pois são as gorduras que formam placas que obstruem os vasos sanguíneos, dificultando a passagem do sangue e causando os sintomas.
É importante beber muito líquido, como água e sucos naturais, e comer alimentos ricos em vitamina C e E para ajudar no fluxo de sangue por todo o corpo, não só nas mãos.
O consumo de chás estimulantes da circulação é mais uma solução interessante, se o seu médico permitir, dependendo do seu histórico de saúde. O chá de ginkgo biloba é uma boa opção, também de carqueja e de meliloto.
Praticar exercícios
Exercícios que estimulem os movimentos nas mãos ajudam a melhorar a circulação. Aliás, só o ato de usar as mãos nas atividades do dia a dia já é importante.
Se não costuma usar as mãos para atividades de maior movimento, pode comprar bolinhas terapêuticas para ficar apertando.
Outros exercícios comuns, como academia, caminhada, corrida, bicicleta e aeróbica também ajudam, pois o sangue percorre o corpo todo.
Massagens com óleos
Você pode escolher óleos naturais, como lavanda, alecrim e amêndoas, para massagear as mãos. Se forem óleos essenciais (puros), devem ser diluídos em um óleo carreador usado para diluir óleos essenciais e absolutos antes de serem aplicados na pele. Pode ser óleo de abacate, amêndoas, rosa mosqueta, argan e outros. Se quiser, pode ser um creme hidratante para mãos também. Confira, no vídeo abaixo, como fazer automassagem nas mãos:
Veja também: Significado das linhas da mão