Se você ainda não viu um vídeo do Iran Ferreira, influenciador de futebol conhecido como Luva de Pedreiro, está atrasado nas trends das redes sociais! Mas, não faz mal.
Iran está no auge do sucesso que conquistou na internet, graças à sua personalidade e aos jargões que ele diz enquanto faz seus vídeos jogando futebol em um campinho de terra.
Quando marca um gol, Iran comemora com um “Receba!” autêntico e forte, tão cativante que virou meme e sucesso entre os jogadores dos maiores clubes do mundo. Vamos conhecer um pouquinho da história deste garoto baiano agora.
Veja também: 5 cuidados para cardíacos em dias de jogo de futebol
Luva de Pedreiro teve uma infância difícil
Iran Ferreira é um jovem de 20 anos, que sonha em ser jogador de futebol. Ele mora com os pais em Quijingue, na Bahia, a cerca de 300 km de Salvador.
Iran começou a trabalhar aos 9 anos na roça junto com o pai e, por isso, não pôde estudar. Em entrevista ao Globo Esporte, ele contou sobre a infância pobre e o grande sonho:
“Minha infância foi meio puxada, para falar a verdade. Trabalhei muito desde pequeno para dar um sustento bom para minha família. Aqui não tinha sustento não, aí painho ia trabalhar fora. Eu tinha que trabalhar também, desde pequeno. Nas horas vagas eu jogava bola. Esse lugar onde eu moro é bom demais, só que não tem oportunidade. Eu queria muito ser jogador.”
Aproveite e veja: Oração para ganhar jogo de futebol, rituais e superstições
Os vídeos foram uma maneira de focar no sonho
Morando em uma aldeia tão pequena, no interior da Bahia, e vivendo em situação de pobreza, Iran não via muita perspectiva de futuro ali. Mas, em sua mente, o grande sonho de se tornar jogador de futebol sempre esteve vivo.
Ele é um grande fã de Cristiano Ronaldo e torcedor do Vasco. Sempre admirou os jogadores, observando seus trejeitos, e queria também estar ali do outro lado da tela.
Quando surgiu a oportunidade, Iran comprou um celular de segunda mão e começou a gravar vídeos dos momentos em que ele ia com os amigos para o campinho de terra jogar bola.
Em outra entrevista, desta vez para o site português Mais Futebol, Iran contou sobre o que o motivou a gravar os vídeos:
“Eu comecei a gravar vídeos porque eu via meus grandes ídolos no Youtube e no Instagram fazendo gols. Como eu via eles no celular e na televisão, eu queria me ver também. Então eu comecei a gravar esses vídeos assim e, graças a Deus, viralizaram”.
Aproveite e veja: Adolescente ganha R$ 136 mil após descobrir falha no Instagram
A ideia da luva de pedreiro e do jargão “Receba!”
Assim como todo perfil novo nas redes sociais, é praticamente anônimo. Os primeiros vídeos de Iran não foram de cara um sucesso. Mas, ele não desistiu, sempre de bem com a vida e buscando mostrar o seu melhor.
Depois de alguns vídeos veio a ideia da luva, e o motivo pelo qual ele se tornou o Luva de Pedreiro. Inspirado pelos jogadores dos times europeus na televisão, que usam luvas por causa do frio, Iran também quis adotar um visual com luvas.
Sem dinheiro para comprar luvas desportivas, comprou umas luvas de pedreiro em uma loja de materiais de construção. A partir daí, ele deu a si próprio o apelido de Luva de Pedreiro, que pegou e ficou famoso.
Quanto ao chavão “Receba”, ele também explicou de onde surgiu: “o ‘receba’ é assim: mande essa crítica mesmo. Quando eu dava uma pancada no gol, dizia ‘receba’ esse golaço aqui. Receba o gol. Tipo um desabafo.”
Por ser um grande fã de Cristiano Ronaldo, ele adotou o “Siiiii” do português ao comemorar seus gols.
Aproveite e veja: Servente de pedreiro faz sucesso no Instagram e é contratado como modelo
Do interior da Bahia para o mundo
Não demorou para que os vídeos engraçados de Iran ficassem cada vez mais populares. Os próprios jogadores começaram a compartilhar, mas foi quando Neymar o fez que o Luva de Pedreiro tornou-se mundial.
Iran já foi imitado por craques como Gnabry, do Bayern de Munique, os brasileiros Richarlison e Hulk, e até o plantel do Liverpool, durante o treino, foi pego gritando “Receba!”.
“A ficha caiu de repente. Foi quando eu vi os estrangeiros imitando as comemorações, falando ‘receba’. Uns ingleses falando português sem saber. É a tropa do pedreiro invadindo o mundo!” comemora Iran.
O fato que deixou Iran mais desacreditado e feliz foi quando o filho de Cristiano Ronaldo o imitou também. “Rapaz, sobre isso, eu me sinto realizado. Nunca pensei que o filho do Cristiano Ronaldo ia me imitar. Isso faz-me sentir feliz demais. Receba! Siiiiiiii!”
Aproveite e veja: A paixão pelo futebol pode ser muito positiva para a família
Uma nova vida
Depois de viralizar na internet, a vida de Iran e sua família mudou. Agora, ele tem um empresário que também representa alguns dos maiores jogadores brasileiros e é assessorado por uma agência que trabalha figuras públicas brasileiras.
O garoto também teve a oportunidade de conhecer o estádio do Vasco, foi convidado para o café da manhã do Esporte Espetacular, já conheceu Ronaldinho Gaúcho, Nenê e Neymar, e muitos outros nomes que ele, até pouco tempo, só via pela televisão e na internet.
Para o futuro ele pretende continuar apostando no que lhe trouxe esse sucesso repentino:
“O que eu quero fazer a seguir? Quero continuar a ser criador de conteúdos. Vou continuar a gravar os meus vídeos porque gosto disso, gosto de alegrar o povo brasileiro, e espero poder ajudar desta forma a minha família e a comunidade dos meus amigos, que sempre me ajudaram.”
Veja também: Influenciadoras da terceira idade: conheça as Avós da Razão