A lutiela é uma planta para ser usada como forração em jardins. Ela ajuda a criar lindas composições com plantas verdes, pois sua coloração é arroxeada/rosada, bem chamativa. Também pode ser plantada em vasos
O nome botânico dessa planta é Alternanthera dentata, mas também conhecida como penicilina, caaponga, anador, periquito-gigante, melhoral, terramicina, cabeça-branca, carrapichinho, carrapichinho-do-mato, ervanço, nateira, perpétua, perpétua-do-brasil, perpétua-do-mato, quebra-panela, sempre-viva.
Sua origem é das Américas, inclusive Brasil, e isso é muito bom para quem pretende começar o cultivo da lutiela em casa. A planta é naturalmente adaptada ao clima brasileiro, tornando mais fácil o seu cultivo.
Veja também: Plantas com flores coloridas para cultivar dentro de casa ou no jardim
Dicas de plantio e cultivo da lutiela
A lutiela é uma planta perene, com exuberantes folhas roxas/rosas, flores brancas e porte pequeno, de 30 a 50 centímetros de altura. No Brasil, ela se desenvolve melhor nas regiões litorâneas, de onde é nativa.
Aproveite e veja: Flores brasileiras: nomes e fotos das mais populares
Substrato para plantio
A planta gosta de solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado. Se for plantá-la em um vaso, lembre-se de fazer uma camada de drenagem no fundo, com pedrinhas ou argila expandida, para evitar o acúmulo de água na terra e nas raízes.
Luminosidade
A lutiela gosta de sol pleno, pois assim suas folhas coloridas ficam mais vivas e bonitas. Mas, pode plantá-la em local de meia sombra também, pegando sol direto apenas na metade do dia e sombra com boa claridade no restante do dia.
Regas para a lutiela
Regas regulares são ideais para a lutiela, sempre mantendo a terra úmida, mas nunca encharcada. Regue quando notar que a parte superior do substrato já está seca. Se for plantar no jardim, onde pega chuva, não precisa regar, a menos que esteja numa época de seca.
Adubação
Para garantir folhas bem viçosas pode adubar a planta no início da primavera, com fertilizante líquido NPK 10-10-10 somente no solo, sem molhar as folhas. Regue generosamente o solo antes de adubar.
Podas
As podas podem ser feitas no final do inverno para remover folhas amareladas ou secas, e para incentivar o formato mais compacto, principalmente se a planta fizer parte de um jardim com paisagismo.
Guia geral de como fazer poda nas plantas
Como fazer novas mudas de lutiela?
A propagação da lutiela é por estaquia. Quando a planta já estiver adulta, bem saudável, e for época da poda, aproveite para cortar um galho bonito para ser replantado. Pode colocá-lo diretamente no solo e ir cuidando para enraizar e virar uma nova planta.
Se ainda não souber qual será o local definitivo, plante primeiro num vaso e, depois de enraizada, transplante para o jardim, no local definitivo da sua escolha.
Veja também: Growth: conheça o vaso que cresce com a planta