A losartana é um medicamento vendido sob prescrição médica. Serve para diferentes finalidades, principalmente para hipertensão e insuficiência cardíaca. Veja quais são as outras doenças tratadas por esse remédio, seus efeitos e possíveis riscos, se usar inadequadamente.
Veja também: Quando e por que devo procurar um cardiologista?
Para o que serve a losartana?
A função do medicamento é fazer com que a losartana potássica ligue-se ao receptor de angiotensina. Essa ligação vai inibir a atividade do receptor, resultando na dilatação dos vasos sanguíneos. Sendo assim, a losartana serve para:
- Diminuir o risco de doença cardiovascular, acidente vascular cerebral (AVC) e infarto em pessoas que possuem pressão alta e hipertrofia ventricular esquerda;
- Proteger os rins e retardar a progressão da doença renal em pessoas com diabetes do tipo 2 e proteinúria;
- Tratamento da insuficiência cardíaca;
- Tratamento da pressão alta (hipertensão).
Aproveite e veja: Alimentos para baixar pressão
Como tomar losartana para cada doença?
A losartana só deve ser consumida se o médico receitar. Ele vai explicar como a medicação deve ser tomada, já que não é igual para todo mundo.
A dose depende do objetivo do tratamento, os sintomas do paciente, sua idade, outros remédios que estejam sendo utilizados e a resposta do organismo ao medicamento.
Porém, as orientações gerais são as seguintes:
Insuficiência cardíaca: a dose inicial normalmente recomendada é de 12,5 mg, uma vez por dia, porém pode ser aumentada para até 50 mg, uma vez por dia, ao longo das semanas, de acordo com a orientação do médico.
Pressão alta: normalmente é aconselhada a ingestão de 50 mg, uma vez por dia, podendo a dose ser aumentada pelo médico até 100 mg, uma vez por dia.
Proteção renal em pessoas com diabetes tipo 2 e proteinúria: a dose inicial é de 50 mg ao dia, que pode ser aumentada pelo médico para 100 mg, com base na resposta da pressão arterial à dosagem inicial.
Redução do risco de doença cardiovascular em pessoas com hipertensão e hipertrofia ventricular esquerda: a dose inicial é de 50 mg, uma vez ao dia, que pode ser aumentada para 100 mg por dia, ou associada a hidroclorotiazida, com base na resposta da pessoa à dose inicial.
Nunca pare de tomar por conta própria
A partir do momento em que começa o tratamento com losartana, deve manter as tomas corretas todos os dias até a próxima consulta ao médico.
O efeito do medicamento pode levar algum tempo, então, é normal achar que não está funcionando no começo, mas está. A losartana pode demorar de 3 a 6 semanas de uso para ter o efeito anti-hipertensivo máximo.
Veja também: 7 riscos de tomar remédio por conta própria
Possíveis riscos
Existem alguns efeitos colaterais que são comuns quando um paciente começa a utilizar a losartana. Estes efeitos são tonturas, diminuição da pressão arterial, hipercalemia, cansaço excessivo e vertigens.
Se notar estes sintomas, ligue para seu médico para que ele possa rever a dosagem ou fazer outro tipo de alteração que acabe com os efeitos desagradáveis. Nunca mude a dosagem por conta própria.
A losartana é contraindicada para gestantes, lactantes e pessoas com problemas no fígado e rins ou que estejam a fazer tratamento com remédios que contêm alisquireno.
As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para melhores resultados, mantenha um estilo de vida saudável.
Veja também: Tomar remédio com leite, café, suco ou chá pode ser perigoso
Artigo com informações de Tua Saúde