bullying
Crédito: Freepik

5 Livros para que as crianças entendam o que é bullying

Os livros infantis são uma ótima forma de educar os pequenos sobre este tema tão importante e ainda tão presente

Publicidade

Já abordamos o tema bullying de várias formas, falando sobre os tipos de bullying, como identificar e o que fazer para resolver.

Mas, precisamos nos lembrar que as crianças que sofrem bullying nem sempre entendem por que isso acontece com elas.

É importante ensiná-las sobre o tema para que desenvolvam a capacidade de lidar com a situação, evitando que sejam alvo e até que sejam as praticantes, ainda que sem maldade.

Muitas crianças que praticam o bullying podem ser educadas para entender que é errado e deixarem de fazer.

Publicidade

Para ambos os casos, uma das melhores formas de educar é com livros divertidos e educativos para que as crianças entendam o que é bullying.

Veja também: Como evitar o bullying? Tudo começa com a conscientização

Ernesto – Blandina Franco

ernesto livro bullying
Crédito: Divulgação

“Dizem que este livro é esquisito, que ele tem a capa feia e que é melhor você não ler. Dizem que essa história é mentirosa, e que seu protagonista não é grande coisa. Eu não li ainda, mas todo mundo está falando coisas deste livro, então não vou ler e acho melhor você ficar longe dele também. O que você acha? Às vezes as pessoas dizem coisas sobre as outras sem nem saber direito o que estão dizendo. É o que acontece na vida do Ernesto: ninguém gosta dele, só porque ele não é igual a todo mundo. Nesta história você vai ver o que faz dele tão diferente e pensar: será que ele merece mesmo toda essa solidão?”

Morango Sardento e o valentão da escola – Julianne Moore

Crédito: Divulgação

“A pequena Morango Sardento adora ir ao Passatempo, lugar onde as crianças se divertem antes do horário da aula. Exceto em dias de chuva, quando a única brincadeira possível é queimada. A atriz Julianne Moore nos conta, neste novo livro, como a menina fez para lidar com o valentão Pedro Bomba, temido por sua habilidade no jogo e por não pensar duas vezes antes de arremessar a bola com toda a força nos menores. No dia em que precisa confrontá-lo sozinha, os medos e preconceitos transformam-se em uma bonita amizade entre os dois.”

Publicidade

Todos zoam todos – Dipacho

todos zoam todos livro bullying
Crédito: Divulgação

“Quem nunca ficou chateado por ser motivo de alguma chacota? Todo mundo já foi ‘zoado’ alguma vez na vida: por ser alto ou por ser baixo, por ser gordo ou por ser magro demais, por ser muito tímido ou muito extrovertido, fraco ou forte, covarde ou valentão… Não tem jeito, todos zoam todos. Até no mundo animal!”

Pinote, o fracote e Janjão, o fortão – Fernanda Lopes de Almeida

Crédito: Divulgação

“Janjão agride os colegas sem motivo algum. Pior ainda quando alguém não faz o que ele quer. Mas, um dia, Pinote resolve usar a inteligência para enfrentar as truculências de Janjão.”

O livro traz a história de Janjão, um valentão, e sua necessidade de se mostrar mais forte do que as outras crianças, e Pinote, o menino mais “fraco” da turma, mas que é, também, o mais inteligente. Pinote, cansado do bullying constante, decide enfrentar Janjão, em uma narrativa capaz de causar empatia e reflexão.

Publicidade

Este é o Lobo – Alexandre Rampazo

Este é o lobo livro bullying
Crédito: Divulgação

“Eis uma história distinta de todas as atravessadas por lobos. Aqui não há medo, mas solidão. Alexandre Rampazo sacode, com lindas imagens e palavras, a rede onde estão, presos a velhos sentidos, personagens singulares do nosso imaginário, como a Chapeuzinho Vermelho, sua avó e o caçador, o príncipe, a princesa e os três porquinhos. Ao lado do lobo ou dele apartadas, elas ganham um inédito significado – graças, sobretudo, à sensibilidade de um menino. Um menino que não é senão o próprio Rampazo e todos nós, leitores, que, por meio de narrativas, redescobrimos (mesmo em condições suspeitas) as maravilhas da amizade.” 

Veja também: Menino de 12 anos dá palestras e agora ajuda outras crianças que sofrem com bullyin

Fonte: Bebê Abril

PODE GOSTAR TAMBÉM