Quando se vive em um local com bom saneamento básico, e se tem bons hábitos de higiene antes das refeições, é mais fácil evitar a listeriose. Essa é uma doença causada por uma bactéria e os sintomas podem ser inexistentes ou confundidos com os de uma gripe comum. Fique atento!
O que é listeriose?
A listeriose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Listeria monocytogenes. Essa bactéria vive no solo, no lodo e na água.
Por conta disso, sua transmissão ocorre pela água contaminada, por alimentos que não passaram pelos processos adequados (como leite não pasteurizado) e por alimentos que não foram bem higienizados antes do consumo.
A bactéria é capaz de sobreviver aos processos industrializados em altas temperaturas e sanitizações. Mas, mesmo se houver uma pequena quantidade de bactérias em certos alimentos, como congelados e embutidos, elas podem não provocar a doença desde que o alimento seja armazenado conforme recomenda o fabricante.
Sintomas de listeriose
Como já mencionado, nem sempre a listeriose vai causar sintomas, principalmente em pessoas fortes e saudáveis.
Mas, podem surgir sintomas em pessoas com o sistema imunológico debilitado ou mais fraco, como em crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas. Quando os sintomas surgem, são alguns ou todos os seguintes:
- Calafrios
- Cansaço
- Confusão mental
- Diarreia
- Dor de cabeça
- Dores musculares
- Febre alta, superior a 38 graus
- Perda de apetite
- Vômitos
Vale ressaltar que a doença pode ser mais grave em alguns casos raros, quando a bactéria se espalha pela corrente sanguínea, chega no sistema nervoso e pode provocar meningite, que é uma inflamação nas membranas que envolvem o cérebro.
Para as gestantes essa doença é bastante perigosa, já que, se não tratada a tempo, pode levar o bebê ao parto prematuro, a ter uma infecção no momento do parto ou mesmo pode matar o bebê.
Como é o tratamento da listeriose?
Por ser uma doença causada por bactéria, o tratamento da listeriose consiste em tomar antibióticos que devem ser prescritos pelo médico. Por isso, assim que notar alguns sintomas, é importante ir ao hospital ou posto de saúde para fazer exames.
O médico geralmente recomenda o uso de Penicilina ou Ampicilina associada a Aminoglicosídeos, como a Gentamicina. Em caso de alergia a Penicilina, o médico pode indicar como alternativa o uso de Sulfametoxazol-Trimetoprim, também conhecido como Bactrim.
Se o paciente estiver apresentando vômitos e diarreia, é importante fazer um soro caseiro para prevenir a desidratação, e a alimentação deve ser leve e saudável.
Como prevenir a doença?
Como viu, nem sempre é possível prevenir a doença, pois você acredita que sua água está limpa e seus alimentos estão livres de micro-organismos nocivos. Mas, por garantia, é sempre bom:
- Lavar muito bem as mãos antes de lidar com os alimentos e de comer;
- Lavar bem os vegetais e deixá-los de molho em 1 litro de água com 1 tampinha de água sanitária própria para desinfecção de alimentos;
- Manter a geladeira limpa;
- Armazenar os alimentos do jeito como recomenda o fabricante;
- Evitar alimentos não pasteurizados e fora do prazo de validade.
Veja também: Como higienizar alimentos e embalagens passo a passo
Artigo com informações de Tua Saúde