O lírio-de-um-dia tem esse nome porque essa planta só floresce por um único dia, depois é substituída por outra nova. Mas ela não é um lírio, apenas se parece com os lírios. O nome científico dessa planta é Hemerocallis, que do latim quer dizer hemero = “dia” e kallos = “beleza”. Ou seja, algo como “beleza de um só dia”.
A origem do lírio-de-um-dia é da Europa Asiática, da China, do Japão e da Coreia. Por conta da facilidade em cultivar essa planta, existem mais de 60 mil espécies dela, muito utilizadas no paisagismo urbano e de espaços particulares.
É possível encontrar essa planta nas mais variadas cores, inclusive coloridas. Suas flores podem chegar até 14 centímetros de diâmetro, e a planta toda pode variar de 30 a 80 centímetro de altura. Ela tem touceiras rústicas, o que facilita o seu transplante, que é o foco desse artigo.
Transplante do lírio-de-um-dia
Antes de fazer o transplante, é importante estar com o novo solo preparado. Essa planta é de baixa manutenção e não tem muitas exigências. Mesmo assim, o solo precisa estar enriquecido com matéria orgânica ou esterco animal curtido.
Depois é só remover com cuidado a touceira toda terra, e decidir se vai querer replantá-la assim mesmo, inteira, ou fazer a divisão por várias mudas para reproduzi-la.
Cuidados de cultivo
Depois de replantar é só fazer uma rega. Antes de regar novamente, deixe a terra secar um pouco, pois essa planta gosta de regas moderadas.
O plantio pode ser feito em um local com sol pleno sobre as plantas por pelo menos 4 horas ao dia ou mais.
A adubação rica em fósforo é uma boa alternativa para favorecer o novo florescimento. Assim que a floração terminar, normalmente no final do outono, pode adubar com um pouco mais de húmus ou esterco curtido.
De tempos em tempos, faça a limpeza de folhas amareladas ou inflorescências secas.
Veja também: como cuidar da flor-de-maio