Hoje em dia, ter um perfil no LinkedIn é essencial para quem está buscando novas oportunidades profissionais ou apenas deseja se manter em evidência e continuar crescendo na profissão.
Essa rede social é um excelente meio de encontrar vagas de emprego, cursos profissionalizantes, parcerias, se atualizar sobre o mercado de trabalho e seus interesses profissionais.
Mas, se a sua intenção é ser visto e bem lembrado por outros profissionais e empresas, você precisa ir um pouco além e seguir essas dicas que verá agora.
Currículo: o que colocar quando tem pouca experiência profissional?
Melhorias para que o seu perfil se destaque no LinkedIn
Ao preencher o seu perfil no LinkedIn, verá que é possível deixá-lo bem completo, então, não tenha preguiça de fazer o seu melhor. Algumas mudanças são bem simples e outras você pega o jeito bem rapidinho.
Escolha uma boa foto de perfil
Este é um erro que muita gente comete: escolher uma foto de perfil nada profissional. O LinkedIn é uma rede social para profissionais, portanto, a sua foto de perfil deve refletir o profissional que você é.
Claro, a aparência não é o mais importante, mas faz diferença porque aumenta o número de visitas no seu currículo. Ao escolher a foto, pense na impressão que você quer passar para empresas e outros profissionais que entrarem no seu perfil pela primeira vez.
Personalize sua URL
Esse é mais um detalhe que ajuda a melhorar sua imagem diante de um possível contratante ou parceiro. A URL é aquela enorme sequência de letras e números que vêm depois do “http://www”, nada atrativa para colocar em um currículo como link para o seu perfil.
Então, aproveite essa possibilidade que o LinkedIn oferece de customizar a sua URL com seu nome ou nome do seu negócio, deixando-a mais curta e facilmente identificável, além de ajudar a melhorar o ranqueamento do seu perfil por meio dos mecanismos de buscas.
Faça uso de palavras-chave
Quem trabalha com a internet já conhece (ou deveria conhecer) o SEO (“Search Engine Optimization” que, em tradução livre, quer dizer otimização para motores de busca). Entre o conjunto de técnicas de otimização que englobam o SEO está o uso de palavras-chave.
Na prática, você pode usar palavras-chave adequadas à sua área de interesse e atuação, tanto para preencher o seu currículo no perfil do LinkedIn quanto para fazer publicações na forma de textos e fotos.
Por exemplo, neste texto aqui que você está lendo existe uma quantidade equilibrada de palavras-chave que têm a ver com o assunto, como “LinkedIn”, “emprego”, “profissionais”, “rede social”, entre outras.
Preencha o seu cargo atual ou último cargo
Mesmo que você esteja procurando emprego ou desempregado, mantenha seu perfil preenchido com o seu cargo atual ou com o último cargo que teve no emprego anterior.
Aqui as palavras-chave também importam para que os mecanismos de busca conectem os recrutadores certos ao seu perfil, e esse cargo ali escrito funciona como uma palavra-chave.
Faça recomendações positivas de colegas
Outra coisa bem legal do LinkedIn que você deve aproveitar é o preenchimento das recomendações nos perfis de colegas com quem você já trabalhou e tem elogios para dar.
Isso agrega valor ao currículo do outro e ao seu, pois, quando você recomenda alguém, há uma certa reciprocidade de a outra pessoa também recomendar alguma competência sua.
Veja também: Pensando na carreira? Veja algumas profissões promissoras