Quando você come ou toma alguma coisa com corante, como vinho ou muita Coca-Cola, sua língua fica com uma cor escura. Essa cor vai embora depois de fazer a higiene bucal, que consiste na limpeza adequada dos dentes e da língua. No caso da chamada língua negra pilosa é mais ou menos a mesma coisa, só que não vai passar até que a pessoa perceba que só escovar os dentes não está adiantando. Saiba mais sobre essa condição.
O que é a língua negra pilosa?
O que se chama de língua negra pilosa é quando uma pessoa tem a língua manchada de um tom escuro e parece que está cheia de pelinhos. Essa condição não é uma doença perigosa e é temporária. Mas, se a pessoa mantiver a má higiene bucal ou não for buscar a verdadeira causa, poderá desenvolver problemas pelo excesso de bactérias em sua boca.
O que acontece é que, quando a pessoa não cuida da higiene da língua corretamente, começam a crescer bactérias, fungos, ficam restos de alimentos, células mortas e tabaco (em fumantes) acumulados sobre a língua, dando a ela um tom escuro.
Toda a superfície da língua é preenchida por papilas que ajudam a sentir o gosto dos alimentos. Quando as células mortas se acumulam sobre as papilas, elas ficam mais alongadas e aí parecem pelinhos, facilitando a aderência dos resíduos que vão deixar a cor escura.
O que causa a língua negra pilosa?
Os motivos já mencionados para deixar a língua cheia de resíduos estão relacionados a hábitos como:
- Consumo excessivo de álcool, café e chá preto
- Dieta à base de alimentos moles e pastosos que dificultam a esfoliação das células mortas da língua
- Higiene bucal inadequada
- Tabagismo
- Uso regular de enxaguantes bucais que contenham agentes irritantes ou oxidantes
Também pode acontecer com pessoas que têm xerostomia (boca seca) ou que fazem uso de antibióticos que alteram a composição das bactérias na boca. Mesmo mantendo uma boa higiene oral, fica mais difícil controlar.
Sintomas
Além da aparência escura (preta, marrom, amarelada, esverdeada) e peluda da língua, a pessoa com língua negra pilosa pode ter mau hálito, sentir um gosto metálico na boca e alterações no paladar. Se for um caso mais grave, pode haver formigamento na língua.
Como tratar a língua negra pilosa?
A princípio, o tratamento é manter uma boa higiene oral, lembrando de usar um raspador de língua toda vez em que os dentes forem escovados. Também, dependendo do que o médico identificar como causa, será preciso eliminar essa causa, se possível, para ver se os sintomas reduzem.
Por exemplo, parar de fumar, evitar alimentos pastosos e parar de tomar bebidas com corantes é um dos testes para fazer por conta própria. Mas, se estiver tomando alguma medicação, não deve parar sem a recomendação do médico.
É importante consultar o médico para descartar outras doenças que trazem sintomas parecidos com os da língua negra pilosa e para ter certeza do que pode ser a causa desse problema, pois só assim será possível tratar de forma efetiva e evitar que aconteça de novo.