Quem tem criança pequena em casa está sempre atento ao que ela está fazendo. Mas bastou piscar para encontrar uma arte. Aliás, ela pode ser feita até mesmo na parede, com inspirações variadas, mas sempre com a temida caneta. Veja como redirecionar esse impulso criativo para algo mais adequado – como o papel – e, é claro, limpar a linda bagunça do seu artista.
Como limpar riscos de caneta da parede
Muito provavelmente você não quer que a decoração espontânea da criança fique na parede. E certamente não deseja ter que pintar tudo para resolver. Mas não se preocupe que, além de simples, essas técnicas funcionam e também são baratinhas. Veja então como tirar os desenhos da parede para cada material.
Riscos de canetinha
A temida canetinha ou hidrocor, a depender da região do país, pode ser um pesadelo. Isso porque sua capacidade de absorção é grande.
Como remover
Se estiver fresca (ou seja, você pegou a arte no flagra), dá para remover com álcool de limpeza. Jogue uma boa quantidade no local e pressione papel toalha na região, para que absorva a tinta.
Mas se você chegou tarde demais, basta usar sabonete neutro. Para isso, molhe uma bucha macia em água bem gelada, esfregue o sabonete nela e passe no local, esfregando delicadamente. Retire o excesso de sabão com tinta usando um pano de microfibra. Repita até eliminar tudo.
Giz de cera
O giz de cera forma uma camada lisa e que parece impossível de eliminar, sem danificar a parede. Mas pode ficar tranquilo porque é bem mais fácil do que imagina.
Como remover
Aplique pasta de dente branca no local e faça movimentos circulares com uma bucha macia. Em seguida, passe um pano úmido e pronto. Se preferir, pode usar também uma pastinha de bicarbonato de sódio e água ao invés da pasta de dente.
Caneta esferográfica
Sabe a famosa caneta Bic, que toda casa tem – e parece que a criançada descobre os esconderijos? Ela também é super fácil de limpar.
Como remover
Para qualquer tipo de tinta de parede, o ideal é usar um detergente neutro. Basta umedecer uma esponja e colocar bastante detergente, fazendo movimentos suaves na parede. Elimine o resto com um pano úmido e pronto!
Riscos de Piloto ou marcador permanente
Agora, o pesadelo de qualquer família: o bendito marcador permanente na parede. Apesar de demorar mais na eliminação, é sim possível recuperar sua parede.
Como remover
Molhe bem um chumaço de algodão com álcool e coloque sobre o local afetado. Depois de um minuto, retire, umedeça outra bolinha e comece a remover a tinta, sempre trocando o algodão, para não espalhar a tinta e aumentar a mancha. Vá passando um papel-toalha entre cada aplicação, para eliminar a tinta.
O que fazer para evitar que aconteça
Sua criança está em uma fase de descoberta e desenvolvimento. Consequentemente, vai explorar as inúmeras possibilidades da vida, incluindo sua parede. Veja como evitar que o incidente aconteça, novamente ou pela primeira vez:
- Converse com ela e deixe claro que lugar de desenhar é no papel, na tela ou onde você definir;
- Caso ela tenha feito o risco, a coloque para ajudar na remoção e mostre o porquê não deve pintar a parede, sempre com base no diálogo;
- Ofereça materiais diversos para que ela mantenha sua criatividade viva e direcione esse impulso para outras áreas;
- Pinte uma das paredes da casa – pode ser no quarto dela – com tinta lousa, que pode ser escrita com giz e apagada com facilidade.
São medidas simples, que não limitam a criatividade da criança e ainda vão deixar sua casa livre desses lindos acidentes. Assim, não vai mais precisar limpar riscos de caneta da parede e como bônus, vai estimular a mente da sua criança.
Veja também: Como tirar tinta de caneta de boneca