As batatas estão presentes em variados pratos da culinária mundial. São saudáveis, deliciosas, saciam a fome e são muito versáteis no preparo. É por isso que, na hora de limpar e preparar suas batatas antes de fazer a receita, precisa pensar no que você espera do resultado. Veja essas dicas para aproveitar muito bem o sabor das suas batatas em vário pratos.
Limpeza das batatas
Se você comprar batatas que ainda estejam com terra, é necessário lavá-las muito bem. Para isso, é bom ter uma escovinha própria para lavar os alimentos.
Coloque as batatas que for usar dentro de uma bacia em água e vá esfregando, uma por uma, com a escovinha para remover toda a terra, mesmo se pretende descascá-las depois.
Se você comprar batatas já lavadas, ainda assim é bom dar uma passada de água corrente nelas, esfregando com as mãos. Faça essa limpeza na hora de preparar a receita para evitar alterar a textura das batatas, que podem absorver a água.
Descascar ou não descascar?
Não tem necessidade de descascar as batatas em todas as receitas. Mas, às vezes pode ser melhor. Por exemplo:
- Se você for fazer batatas fritas e quiser deixar a casca, precisa ser um tipo de batata com casca bem fina para ficar saboroso;
- Se for fazer batata assada no forno, depois de lavar bem a casca, não precisa descascar, pois agrega crocância;
- Se for fazer maionese de batatas, pode deixar para descascar com mais facilidade depois que as batatas estiverem cozidas e mornas;
- Se for fazer purê, é melhor descascar antes. Embora seja mais fácil descascar depois de cozidas, as batatas ainda vão estar muito quentes e você vai se queimar;
- Para sopas, caldos e molhos, é preciso descascar.
Evite o desperdício
Quando você descasca batatas com uma faca, é mais difícil controlar o quanto de casca que vai remover, e assim você acaba desperdiçando parte da polpa. Então, invista em um descascador de batatas para garantir que vai aproveitar todo o alimento.
Corte as batatas conforme desejado
- O tipo de corte das batatas também vai depender do prato que pretende preparar:
- Para purê, cozinhe as batatas em cubos pequenos, para que seja mais rápido;
- Para sopas, caldos e molhos, corte também em cubos menores;
- Para cozidos, tipo carne de panela, pode cortar em pedaços maiores para que não se desmanchem;
- Para fritar, pode fazer em palitos grossos ou finos, e também em lâminas bem finas, tipo chips;
- Para assar, vai depender do prato: batatas recheadas ficam inteiras; se forem batatas bolinha para assar ao redor de uma peça de carne, também pode deixá-las inteiras; se for para fazer tipo frita, quanto mais fina, mais rápido vai ficar pronta.
Veja também: Batata rústica na AirFryer: aprenda a fazer rapidinho