O porcelanato é aquele piso em tamanho maior, com brilho extra, que deixa os ambientes mais modernos e renovados. Se você está pensando em instalar esse tipo de revestimento na sua casa, ou se já instalou mas ainda não fez a primeira limpeza, veja as melhores dicas de como limpar porcelanato e garantir o brilho e a durabilidade do material.
Como limpar porcelanato no dia a dia
Limpar porcelanato no dia a dia é uma tarefa sem segredos. Veja o que você vai precisar para uma limpeza eficiente, sem danificar o piso:
Materiais
- Detergente ou sabão neutro: 1 colher de sopa;
- Água: 5 litros;
- Balde: 1 unidade;
- Pano de chão macio: 2 unidades;
- Vassoura de cerdas macias: 1 unidade.
Modo de fazer
1. Comece passando a vassoura no chão para remover a sujeira grossa.
2. Depois, coloque a água no balde e misture o detergente ou sabão neutro.
3. Molhe o pano de chão na água, torça e aplique por todo o piso.
4. Por fim, passe um pano seco para evitar manchas.
Limpeza diária de sujeira pesada
Se tiver uma sujeira insistente, como gordura, na hora de passar o pano molhado, deixe agindo por alguns minutos (poucos).
Depois, esfregue a mancha com uma escova ou com a vassoura, sempre de cerdas macias, para não arranhar o revestimento.
Por fim, passe mais um pano só com água e então seque.
Se o sabão ou detergente não conseguir remover a mancha, você pode usar produtos como CIF, saponáceo cremoso ou um produto com cloro ativo, sempre diluídos em água, conforme a recomendação da embalagem.
Se ocorrer alguma mancha difícil, como tinta, esmalte ou caneta, aplique álcool, thinner ou acetona, apenas no local da mancha, deixe agir somente o tempo necessário e remova com água. Depois seque com um pano macio.
Como fazer limpeza de porcelanato pesada (pós-obra)
Limpar porcelanato pós-obra quer dizer aquela primeira limpeza, mais pesada, que deve ser feita depois que o piso foi instalado. Ela vai ajudar a dar o brilho no piso, além de prevenir manchas e facilitar a limpeza do dia a dia. Veja as dicas a seguir:
1. O primeiro cuidado que deve ter é deixar a argamassa e o rejunte secarem completamente. Antes disso, não passe sequer um pano com água. Nada!
2. O segundo cuidado é para não riscar o porcelanato com os possíveis restos de areia e cimento que certamente vão estar por cima do piso.
3. Então, lembrando desses detalhes, é hora de limpar. Utilize apenas uma esponja molhada com água pura. Aplique sobre todo o revestimento, de leve, para que os restos de material não risquem o piso.
4. Feito isso, aplique um produto próprio para limpeza pós-obra que você encontra em lojas de materiais de construção. Para aplicar, siga as instruções da embalagem do produto. Sua função é remover aquelas manchas de obra que não saem com produtos de limpeza comuns, sem danificar o revestimento.
5. Se houver manchas de tinta que esse produto específico não remover, aplique Thinner ou solvente orgânico, apenas sobre as áreas afetadas, sem deixar agir por muito tempo. O ideal é fazer um teste antes em um pedacinho de piso mais escondido para garantir que não haverá qualquer reação diferente do esperado.
6. Para limpar especialmente o rejunte, pode aplicar o mesmo produto especial para limpeza do piso (comprado em loja de material de construção) diluído em água, conforme recomendar a embalagem. Ou pode aplicar saponáceo. Em ambos os casos, deixe agir e remova com o lado amarelo da esponja.
7. Se não tiver esses produtos em mãos na hora da limpeza, uma boa maneira de remover os restinhos de rejunte do piso é com vinagre, aplicado com o lado amarelo da esponja.
O que não fazer ao limpar porcelanato
Assim como existem os produtos recomendados para a limpeza, também há dicas do que não fazer para garantir que o seu porcelanato dure mais, sempre com aparência de novo:
- Jamais aplique produtos ou materiais abrasivos para limpar porcelanato, como esponja de aço, lado verde da esponjinha ou vassoura de cerdas ásperas. Há uma grande chance de riscar e manchar seu piso, sem ter como devolver o brilho.
- Dê preferência para produtos de boa qualidade, que você já testou e confia. Inclusive, mesmo estes, antes de aplicar no piso todo, faça um teste em uma pequena área para ver o resultado.
- Cuidado com as misturas de produtos. Cada um possui uma composição para ser utilizado da forma descrita na embalagem. Uma mistura errada pode acabar em piso manchado.
- Na hora da faxina, sempre que for para um cômodo diferente, lave o pano e aplique o produto novamente. Não use o pano sujo de um cômodo em outro, pois nele conterá restos de sujeira que podem riscar.
- Nunca use água sanitária em porcelanato do tipo acetinado (com brilho na superfície). Esse produto causa desgaste no piso, o que vai deixá-lo sem brilho em pouco tempo.
- Também evite qualquer produto que contenha flúor e derivados, como aqueles feitos para limpar alumínio. Eles alteram a química do piso, deixando-o poroso, frágil e suscetível a manchas.
- Outros produtos que não deve usar no porcelanato são: cera, sabão em pó, ácidos e soda cáustica.
- Não é necessário deixar o produto agindo sobre o piso, a menos que assim recomende a embalagem para determinado produto no tipo específico de porcelanato que você tem. O ideal é aplicar o produto e remover logo em seguida.
Dicas para manter o porcelanato em bom estado
Além das recomendações acima, que ao NÃO fazer, você ajuda a manter o porcelanato sempre em bom estado, também é importante seguir as recomendações abaixo:
- Sempre que sujar, limpe o quanto antes. Evite deixar que a sujeira seque, pois aumenta a dificuldade em remover e o aparecimento de manchas.
- Se possível, evite ficar andando pela casa com o calçado que veio da rua, pois pode haver areia e pedrinhas que vão riscar o revestimento pouco a pouco, até você perceber e não ter mais como remover.
- Não arraste os móveis pelo piso. Sempre use tapetes ou protetores nos pés de cômodas, camas, criados-mudos, geladeira e afins, para prevenir acidentes do tipo.
Dica: Cuide da parte externa da casa
Depois de fazer a faxina no porcelanato do interior da sua residência, aproveite e veja as dicas de como limpar o quintal de casa e aproveitar melhor esse ambiente de confraternização em família.
Veja também: