Desde os anos 70 que a Melissa está no mercado conquistando fãs fiéis aos seus sapatos de plástico. Hoje em dia as coleções viraram símbolos de design de calçados e fazem a cabeça de meninos e meninas de todas as idades em vários países. Mas tem um porém. Nem sempre limpar Melissa é uma tarefa fácil. Por isso você vai ver agora as melhores dicas para limpar a sua, por dentro e por fora, e como mantê-la sempre como nova.
Como limpar Melissa por fora
Os produtos que você pode usar para limpar Melissa por fora são os mais inusitados. Tem produto de limpeza doméstica, de higiene pessoal, para unhas e outros. Mas atenção: nem todos servem para os modelos camurçados e com glitter. Veja as dicas:
1. Rolo adesivo
Esse é aquele rolinho que você compra no mercado para remover pelo de cães e gatos das roupas. Ele também funciona para retirar a sujeira desse tipo da Melissa camurçada. Aliás, é uma boa para limpar outros tipos de sapato de camurça.
2. Acetona
Sim, o seu removedor de esmaltes também serve para limpar Melissa, mas só as brilhosas. Não use nas foscas. Para aplicar, só precisa passar a acetona em um algodão e passar na Melissa, sem enxaguar depois.
3. Acnase
Essa pomada para acne pode ajudar a tirar manchas difíceis, como de caneta, da sua Melissa cor clara. Aplique a pomada no local da mancha, deixe por pelo menos 2 horas do sol depois remova com pano limpo e água. Mas cuidado, pois a pomada clareia, então se for uma Melissa mais escura, pode manchar.
4. Óleo de banana sem acetona
Esse óleo, muito usado para unhas, também ajuda a remover manchas mais difíceis da Melissa. Pode usar nas foscas e brilhosas, mas não sobre desenhos. É só colocar o óleo em um algodão e aplicar no sapato, sem precisar enxaguar depois.
5. CIF original
Além de servir para limpar a cozinha, o CIF também é ótimo para clarear sua melissa. É só aplicar o produto no sapato e passar um pano ou o lado amarelo da esponja limpa. Não precisa esfregar. Depois é só enxaguar com um pano molhado e pronto. Para finalizar, se a Melissa for brilhosa, aplique um pouco de silicone líquido para carros e deixe secar.
Como limpar Melissa por dentro
Outro problema da Melissa, que todo mundo acaba tentando resolver para não abrir mão dos lindos sapatos, é o cheiro desagradável que vai impregnando com o tempo de uso. Por ser plástico, realmente faz uma péssima combinação com o suor dos pés. Para reduzir ou prevenir o odor, veja o que usar:
1. Álcool gel
Álcool sempre ajuda a remover os fungos e micro-organismos que causam o chulé. A versão em gel é mais fácil de passar, então você só precisa aplicar em um pano ou em uma escova de dentes velha e esfregar no interior da Melissa. Se ela for toda de plástico por dentro, pode passar em tudo. Se não for, passe só na parte da palmilha e deixe secar. Faça isso depois de lavá-la.
2. Lenço umedecido
Os lencinhos têm um cheirinho agradável e são uma boa solução para manter o cheiro de novo da sua Melissa. Aplique depois que o sapato já estiver limpo e deixe secar naturalmente.
3. Escova de dentes
Ao invés de jogar sua escova de dentes velha no lixo, deixe-a para limpar Melissa. A dica já foi dada para passar os produtos acima, mas você pode usar a escovinha seca ou só com água também. É uma boa dica porque serve para Melissa de todos os tipos e limpa bem os cantinhos internos.
4 Dicas para cuidar sua Melissa
As dicas mais simples são aquelas mais eficazes e às vezes, na pressa, você acaba deixando de lado. Mas vale a pena tomar cuidado para que, além de ter um bom resultado ao limpar Melissa, você mantenha seus sapatos sempre como novos.
1. Nunca guarde sua Melissa molhada ou úmida
Se pegou chuva ou lavou a Melissa, passe um pano e deixe-a secar na sombra até estar totalmente seca. Se guardar úmida pode ficar com mau cheiro, além de manchar e mofar.
2. Tenha lenços umedecidos sempre por perto
Você não pode carregar um pano úmido na bolsa, mas pode levar lenços umedecidos para onde quiser. Eles são ótimos para quando você derruba alguma coisa na Melissa e precisa limpar na hora para não manchar.
3. Evite usar sua Melissa com glitter na chuva
Quando for sair e estiver chovendo, opte pelas Melissas comuns, que não sejam camurçadas e que não tenham glitter. Esses materiais são mais sensíveis, e o sapato tende a estragar mais rápido.
4. Faça testes de mancha
Mesmo que todas as dicas mencionadas tenham sido testadas por muita gente, é sempre bom testar antes de aplicar na sua Melissa inteira. Quer dizer que antes de passar um óleo de banana no sapato todo, você deve fazer um teste de mancha em uma pequena parte mais escondidinha, aguardar um tempo e ver o resultado.