O fato de os travões estarem colocados nas rodas dianteiras, faz com que as jantes delas se sujem mais facilmente, com o óleo que os travões libertam e com o pó que os calços vão adquirindo.
Existem variadas formas de limpar as jantes de um carro, sejam elas de que estilo e de que marca forem: desde as mais desportivas e apelativas da Volkswagen, ou as mais conservadoras da BMW ou da Mercedes. No entanto, os métodos mais tradicionais utilizados na limpeza das jantes têm tendência a ser muito dispendiosos. Adquirindo os produtos existentes nas lojas da especialidade ou lavando o seu carro numa loja da especialidade, você vai estar gastando dinheiro desnecessário e que poderia redistribuir por outras necessidades mais prioritárias.
Nesse artigo, vamos lhe recordar um método simples e totalmente eficaz para deixar as jantes do seu carro limpas e brilhantes, como se de uma joia se tratassem. Para isso, você necessita apenas de um produto que normalmente temos em casa: um limpa fornos. É fácil, barato e deixará de se preocupar com as áreas mais difíceis e escondidas das jantes.
Como proceder para limpar?
- Pegue em uma latinha do produto para limpar o forno (daqueles que conseguimos encontrar em qualquer supermercado) e num pano ou pedaço de tecido que não queira mais usar.
- Abra a tampa da lata e agite ela um pouco.
- De seguida, espalhe essa espuma por toda a jante, uniformemente (o processo se parece um pouco com a espuma que se utiliza para barbear). Não deixe nenhuma área da jante por cobrir.
- Deixe o produto atuar um a dois minutos.
- Pegue no pedaço de tecido e comece a retirar a espuma, esfregando um pouco. Comece da parte superior da jante e vá descendo até ao final.
- Você vai reparar que a sujeira que se encontrava na jante vai sair junto com o pano. Esfregue bem.
- Quanto mais sujeira as jantes tiverem, mais você terá que as esfregar. Tenha em atenção que, antes de tudo, você deve utilizar luvas de borracha para proteger as suas mãos. O limpa fornos é uma substância abrasiva e pode prejudicar a sua pele, através do contato direto.
- Não permita que a espuma se introduza no interior da jante, junto da roda, pois poderá danificar a sua mecânica.
- Após ter retirado a maior parte da espuma, você vai notar quanta sujeira conseguiu extrair.
- Essa sujeira se vai acumular na parte inferior da roda, junto ao pneu.
- Por fim, para retirar ela, utilize uma esponja banhada em água ou um jato.
Experimente e verifique os resultados positivos.