Os termos parecem tudo a mesma coisa. Mas, existem diferenças entre limpar, desinfetar e higienizar as coisas da sua casa. Para cada função você usa produtos diferentes, mas nada estranho, que você nunca tenha usado. Com certeza você já limpa, higieniza e desinfeta tudo, só não ligava, até agora, pra diferença que existe entre essas atividades. Descubra agora!
O que é limpar?
Limpar é a primeira etapa de uma faxina. A limpeza serve para remover germes, sujeira e impurezas de superfícies ou objetos.
Você pode usar apenas sabão ou detergente e água, usando um pano, folhas de papel-toalha ou esponja.
A limpeza não necessariamente mata os germes. Mas, ao removê-los da superfície, diminui seu número e o risco de propagação de infecções.
O que é higienizar?
Talvez você pensasse, até agora, que limpar e higienizar fossem a mesmíssima coisa. Bom, é parecido, mas podemos considerar que a higienização é uma etapa depois da limpeza, pois ela limpa um pouco mais.
A higienização reduz o número de germes nas superfícies ou objetos a um nível seguro. Deve ser feita depois que uma superfície ou um objeto é limpo, pois não dá para higienizar um item que ainda está sujo. Na higienização você usa produtos sanitizantes ou desinfetantes.
O que é desinfetar?
Desinfetar parece uma limpeza pesada, daquelas que você remove até germes que não oferecem risco à saúde. De fato, já que você está aplicando um produto forte para matar os germes, vai acabar limpando tudo. Mas, não necessariamente.
Você pode desinfetar um ambiente que ainda não foi limpo, por exemplo. O resultado não será tão bom, pois vai continuar com sujeira, mas os micro-organismos vão morrer.
Assim como na higienização, você vai usar produtos desinfetantes para remover fungos, bactérias, vírus, etc. Aqui são os produtos mais pesados, como água sanitária, e geralmente esse processo é feito onde há pessoas doentes.
Então, as diferenças entre limpar, higienizar e desinfetar são sutis, mas existem, e é bom saber para lembrar que limpo não é desinfetado. Só uma limpeza básica não é o bastante para deixar um objeto ou ambiente completamente livre dos germes.
Veja também: Maus hábitos de limpeza que fazemos e não percebemos