Note que o cromo é um metal muito usado em rodas, parafusos, faróis, potes e torneiras. A verdade é que o seu brilho é muito característico, mas a oxidação do cromado não é fácil de eliminar. Com as dicas certas, é possível limpar cromados e deixá-los como novos.
5 Dicas para limpar cromados
Geralmente, este material sofre com manchas de água e sujidade – o que pode precipitar o aparecimento de ferrugem.
Porém, é possível limpar cromados com técnicas caseiras, baratas e nada complicadas, para recuperar o aspecto original. Você só vai precisar de produtos que tem em sua casa.
1. Use buchas macias
Limpar cromados com uma esponja áspera pode arranhar e tirar o aspecto de novo da mesma. Então, use sempre uma bucha macia para lavar, independente do estado em que se encontre. Ou seja, esqueça a palha de aço!
2. Não utilize abrasivos fortes
Nada de utilizar água sanitária, desinfetantes e similares, que podem corroer a peça e tirar o brilho. Para ter peças sempre novas, faça uma limpeza simples, com algum desengordurante neutro, como o detergente de cozinha, vinagre e afins.
3. Seque depois de limpar
Terminou de lavar? Então seque bem a peça, sem deixar a menor umidade nela. Dessa forma, você garante que não se vai formar nenhuma mancha indesejada.
4. Limpe periodicamente
Não deixe acumular poeira e gordura na sua peça cromada. Dessa forma, procure limpá-las ao menos duas vezes na semana, se utilizada regularmente ou uma vez ao mês, se guardada.
5. Dê polimento
Existem produtos especiais para polimento de cromados que ajudam a aumentar a durabilidade da peça e deixar com a aparência de nova. Só que de nada adianta polir se estiver cheia de ferrugem. Veja como tirar de forma fácil.
Como tirar ferrugem de metal cromado
Siga as seguintes instruções atentamente. Primeiro, limpe de forma básica o cromado, apenas com sabão neutro e água, para retirar as manchas e as impurezas.
Depois dessa primeira limpeza, algumas impurezas podem estar mais grudadas, pelo que a limpeza básica inicial pode não ser suficiente, por conter ferrugem.
Por isso, numa segunda fase, você pode usar a seguinte receita:
- Use uma medida de vinagre para duas de água. Passe o cromado usando um pano suave;
- Caso necessário, para intensificar o poder de limpeza, você pode juntar um pouco de bicarbonato de sódio num pano embebido, previamente, num pouco de água;
- Depois da limpeza, pode retirar a mistura, secando e lustrando o cromado com um pano conveniente.
Se estiver mais grave, com diversas manchas de ferrugem, faça o seguinte:
- Crie uma bola com a folha de alumínio, amassando-a. Faça a bola de acordo com o tamanho da mancha causada pela ferrugem no cromo;
- Entretanto, só necessita passar a bolinha na ferrugem, mas sem usar força excessiva, para não causar estragos no objeto a limpar.
Tem outra forma, que faz mais sujeira, mas evita ter que esfregar.
- Molhe a região enferrujada com coca cola e deixe agir por uma hora;
- Proceda a limpeza normalmente.
Como conservar peças cromadas
Para manter seu cromado sempre brilhante, limpe frequentemente, sem deixar acumular poeira ou gordura, o que acelera o surgimento de ferrugem.
Além disso, se a sua região contém muita maresia, o ideal é passar ao menos um pano úmido e outro seco, todos os dias.
Produtos para proteger o cromado e manter o brilho são sempre bem-vindos, como as ceras específicas para tal. Com um cuidado mais atento, suas peças cromadas irão durar mais e manter o brilho por mais tempo.
Se o seu problema é prata, veja como limpar no vídeo: