Com o passar do tempo de uso, é normal o fogão ficar com um aspecto mais desgastado. Mas, se você mantiver cuidados simples frequentes, seu fogão ficará com cara de novo por muitos anos. Mesmo quando as bocas do fogão ficam queimadas, é possível resolver com uma limpeza simples e, se necessário, com uma limpeza mais pesada. Veja como fazer.
Primeira etapa de limpeza
A primeira parte da limpeza das bocas do fogão é para remover a sujeira superficial que fica grudada, como restos de alimentos.
- Remova todas as bocas do fogão e lave-as normalmente com água e detergente embaixo da torneira.
- Se você tiver o hábito de fazer essa limpeza sempre após cada uso, não vai precisar de mais nada. Só deixar secar.
Segunda etapa de limpeza
Agora, se mesmo com a primeira etapa, as bocas do seu fogão continuarem sujas, precisando de um reforço, pode usar uma outra técnica.
- Coloque as bocas dentro de uma panela com água e misture um pouco de vinagre. Se estiverem muito, muito sujas, pode escolher misturar também um pouco de detergente ou de saponáceo em pó.
- Deixe essa mistura ferver por 10 minutos.
- Depois, escorra as bocas com cuidado e deixe-as esfriarem.
- Quando já estiverem frias, use uma esponja de aço para esfregá-las novamente e remover a sujeira que estava presa.
- Por fim, use um limpador de inox se quiser deixar as bocas mais bonitas, com brilho.
Manutenção frequente
Para evitar passar mais trabalho na hora de limpar as bocas queimadas do fogão, adote o hábito de limpar todo o eletrodoméstico sempre após o uso. Assim, não haverá tanta sujeira acumulada e o serviço será sempre mais fácil e rápido.
Veja também: como limpar fogão e deixá-lo brilhando