Aquela limpeza básica semanal geralmente é feita nas partes da casa que ficam visíveis. Ou seja, nem todo mundo se lembra ou tem ânimo para limpar atrás de eletrodomésticos, já que essa sujeira fica escondida. Porém, é uma limpeza necessária, que pode assustar se deixar passar muito tempo sem limpar. Veja como fazer.
Quando limpar atrás dos eletrodomésticos?
Evite deixar que a sujeira atrás dos eletrodomésticos faça aniversário. Quanto mais tempo ficar sem limpar, mas sujo vai ficar e mais difícil será a faxina. Então, faça essa limpeza uma vez por mês. Mesmo que não esteja tão sujo, é melhor limpar o pouco que tem, mantendo a casa limpa e passando menos trabalho.
Como limpar?
Os eletrodomésticos, como geladeira, freezer, micro-ondas, forno, máquina de lavar roupa e louça, precisam ser limpos de forma cuidadosa.
- O primeiro cuidado é retirá-los da tomada para evitar choques e outros problemas envolvendo a eletricidade.
- Depois, vai depender do tipo de sujeira. Para remover poeira grossa e até insetos, o ideal é usar o aspirador de pó. Se possível, puxe o eletrodoméstico para frente, garantindo que conseguirá ver toda a sujeira. Assim também é melhor para limpar tanto o eletro quanto o fundo onde ele estiver encostado.
- Se não tiver aspirador, pode usar um pano umedecido com detergente neutro. Não deixe o pano molhado (apenas úmido), pois poderá causar problemas se deixar que entre água em alguma fresta do equipamento.
- Mesmo depois de usar o aspirador é bom passar esse pano para deixar bem limpinho, especialmente nos eletros da cozinha que acumulam gordura.
- Depois faça o acabamento com um pano seco, coloque o eletro de volta na tomada e encaixe-o no lugar.
Dica: evite usar espanador ou vassoura para remover a poeira grossa dos eletros, pois eles podem espalhar essa poeira, fazendo ela entrar em partes do eletro mais difíceis ou até impossíveis de limpar sem desmontá-lo. A vassoura deve ser usada só para varrer a sujeira que estiver no chão e na parede atrás do eletro.