O Brasil é um país tropical, abençoado por Deus, mas quando chega o inverno algumas regiões sofrem com o frio. Como as casas não são preparadas para o isolamento térmico, parece que até os ossos percebem a chegada da estação, tão desejada em outras épocas. Nesse momento também é importante saber como limpar aquecedor.
Existem as versões à lenha e à gás, porém a mais comum é versão elétrica, tanto por sua facilidade na instalação, quanto pela segurança oferecida e o costume do brasileiro em ter equipamentos normalmente elétricos. Eles gastam um pouco mais de energia, mas trazem conforto nos dias mais frios.
Assim como o ar-condicionado, passado um tempo, o aquecedor também pode deixar de aquecer como deveria, sem contar o cheiro que pode aparecer. Outro ponto que pode incomodar muitas pessoas é o acúmulo de poeira, além de ácaros. Para resolver esses problemas, uma boa limpeza pode ajudar.
Como limpar aquecedor de ar passo a passo
Para deixar sua casa quentinha e sem sofrer com crises alérgicas por causa da sujeira no aparelho, aprenda a higienizar em casa. Veja o passo a passo de como limpar aquecedor de ar da forma correta.
Para isso, você vai precisar de aspirador de pó, sabão, fita adesiva, secador ou pistola de ar, água morna, paninhos de microfibra e um objeto resistente, comprido e fino, para os cantinhos mais difíceis.
1. Escolha o local
Vá para um lugar aberto, onde você possa fazer sujeira à vontade e tenha acesso a água e panos para secar o chão. Se for uma área de piso de cimento, ainda melhor, pois dispensa parte do trabalho depois, bastando jogar uma água com sabão para deixar limpinho novamente.
Se não tiver uma área aberta para fazer isso, pode fazer em uma região da sua casa onde possa receber um pouco mais de poeira e sujidades, como a área de serviço, banheiro ou garagem. Evite os quartos e a sala, pois têm muitos tecidos que podem acumular poeira.
O aquecedor deve estar fora da tomada para realizar a limpeza, inclusive é recomendado tirar da tomada ao menos 12 horas antes, para evitar o acúmulo de energia residual e prevenir choques.
2. Retire o pó
Em primeiro lugar retire o pó acumulado e a sujeira que está na superfície. Para isso, você pode usar um secador de cabelos ou pistola de ar. Porém essas duas ferramentas vão espalhar todo o pó na região, fazendo uma pequena bagunça a ser arrumada depois.
O aspirador de pó pode ser a escolha mais sensata, ainda mais se tiver aquelas pequenas peças que se encaixam na ponta, para atingir pontos mais escondidos. O ideal é escolher a ponta mais fina, para caprichar nos cantinhos mais difíceis de alcançar com o geral.
Se não tiver nenhum destes instrumentos, use um espanador mesmo, o importante é que toda a sujeira interior e exterior seja retirada. Uma escovinha macia também pode fazer o trabalho, desde que cuidadosamente, para não estragar. Para os cantinhos, uma escova de dentes de criança ou cerdas macias.
3. Limpe a parte interna
Como estes equipamentos têm lugares de difícil alcance, você pode usar um objeto comprido e resistente para ajudar na limpeza. Para isso, fixe com a fita adesiva um tecido de microfibra umidificado com água, para retirar o excesso de sujeira, preparando para a próxima etapa.
Passe o pano fixado no objeto por todas as frestas, para que a sujeira se fixe no mesmo, sempre com movimentos de cima para baixo. Se não conseguir limpar as partes mais curvas (as externas, principalmente), pode usar uma escova para facilitar.
Depois, junte a água e o sabão num balde, umedeça um pano de microfibra nessa mistura e passe na parte de fora do aquecedor. Em seguida, passe um pano somente com água, espremido e limpe com um pano seco. Se quiser fazer uma limpeza mais profunda, utilize um pouco de vinagre de álcool na água.
Evite que a mistura de sabão e água seque no aquecedor, por demorar de retirar, pois é melhor evitar que fique pegajoso e com manchas complicadas de tirar. Além disso, impeça que o sabão entre dentro do aquecedor, sendo importante espremer bem o pano toda vez que for usar.
4. Limpeza da parte externa
Finalmente, remova a sujeira que ficou à volta do aquecedor de ar. Ter essa estrutura sempre bem cuidada, evita que o pó acabe aderindo ao aparelho. Por isso, toda vez que for limpar a casa, lembre-se também dos aquecedores!
Faça ao menos uma limpeza mensal para conservá-los limpos, seguros e com o funcionamento adequado. Para aquelas limpezas mais pesadas, que devem ser feitas anualmente, o ideal é contratar uma empresa especializada para o serviço.