Ligue 180 pelo WhatsApp
Imagens: Reproduçãi/Freepik

Ligue 180 pelo WhatsApp para denunciar violência contra mulheres

Se precisar ajudar uma mulher em situação de violência, Ligue 180.

Publicidade

A quantidade de casos de violência contra a mulher no Brasil é enorme, e isso é assustador. Só quem passa por uma situação de violência sabe o quanto é importante ter como pedir ajuda. É por isso que foi criado o Ligue 180, que agora também está disponível pelo WhatsApp.

Este canal de atendimento a mulheres agredidas já existia, mas agora, podendo ligar pelo WhatsApp, muito mais pessoas podem ajudar porque ficou mais fácil.

Se você precisar fazer uma denúncia de violência contra uma mulher, basta adicionar o número do Ligue 180 no seu celular (este é o número: 61-9610-0180), e depois enviar uma mensagem pelo WhatsApp.

Veja também: Mulher pede ajuda em bilhete ao Bolsa Família: “socorro, violência doméstica”

Publicidade

Quem vai atender você será uma assistente virtual chamada Pagu. Ela vai oferecer opções de ajuda, mas, a qualquer momento você pode pedir para falar com uma mulher de verdade. Aliás, somente mulheres fazem os atendimentos pelo Ligue 180.

Mesmo que você precisar ajudar uma mulher agredida no meio da madrugada de domingo, pode acionar o Ligue 180 porque a linha funciona todos os dias e em todos os horários. Afinal, a violência nunca tem hora para acontecer e sempre tem uma mulher precisando de ajuda, infelizmente.

Você não precisa se identificar quando entrar em contato com o Ligue 180, e nem vai pagar nada por isso. Também é bom saber que a linha funciona no Brasil e mais 16 países, que são:

Argentina, Bélgica, Espanha, EUA (São Francisco e Boston), França, Guiana Francesa, Holanda, Inglaterra, Itália, Luxemburgo, Noruega, Paraguai, Portugal, Suíça, Uruguai e Venezuela.

Publicidade

Mesmo que você não esteja querendo fazer uma denúncia, pode entrar em contato com o Ligue 180 para obter informações sobre direitos da mulher, amparo legal e a rede de atendimento e acolhimento.

Além de ajudar mulheres fazendo o registro da denúncia, encaminhando para ajuda, o Ligue 180 usa as informações recolhidas para ajudar na construção de novas políticas públicas.

Veja também: X vermelho na mão: uma ideia simples que pode salvar mulheres da violência doméstica

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM