O lifting é um tipo de tratamento estético que tem a finalidade de “levantar” as partes do corpo que estão sofrendo com a flacidez. Com o tempo é normal que a produção natural de colágeno pelo organismo seja reduzida, então o efeito colateral é a falta de firmeza e tonicidade da pele. Além das opções de tratamentos profissionais, feitos nas clínicas de estética, existem métodos para fazer o lifting caseiro e economizar. Veja se pode usar os produtos indicados na sua pele e faça o teste para sentir o resultado.
Veja também: receitas de peeling caseiro
3 Formas de fazer um lifting caseiro
Preste muita atenção na hora de aplicar produtos caseiros na pele. Muitos deles, como o limão, são recomendados em várias receitas de tratamento para a pele, mas na verdade não devem ser usados. O limão, por exemplo, altera o pH da pele, além do risco de manchas caso não seja bem removido e entre em contato com o sol. As receitas a seguir são seguras, mas ainda assim, deve consultar seu dermatologista para saber se algum dos ingredientes não pode ser usado no seu caso.
1. Máscara de mel e açúcar
Essa máscara pode ser usada como parte do tratamento do lifting caseiro. Ela vai promover a esfoliação da pele por causa do açúcar e também melhorar a hidratação pelo uso do mel, deixando a pele mais macia e bonita.
A receita é muito simples. Misture 1 colher de sopa de mel com um pouco de açúcar o suficiente para a mistura ficar granulada. A ideia dos grânulos de açúcar é que sirvam para esfoliar.
Lave bem o rosto, seque, depois aplique a mistura fazendo delicados movimentos circulares com os dedos. Faça essa massagem facial em todo o rosto e no pescoço. Quando terminar, remova com água em temperatura ambiente e finalize com uma camada de soro fisiológico gelado para fechar os poros.
Prefira fazer o procedimento antes de ir dormir para não precisar aplicar nenhum produto durante as próximas horas.
2. Clara de ovo
A clara de ovo é uma excelente fonte de proteínas que atuam na produção de colágeno, promovendo a firmeza da pele. Não vai ser de primeira que você vai perceber o resultado, até porque vai depender do quanto a sua pele está flácida. Mas funciona.
A receita consiste em misturar 1 clara de ovo com um pouco de amido de milho até formar uma máscara que não escorra da pele. Misture bem para ficar homogêneo.
Depois, siga a mesma regrinha da receita anterior. Lave bem o rosto, remova completamente a maquiagem e seque.
Aplique a máscara em todo o rosto e pescoço, mas dessa vez não precisa esfoliar. Deixe a máscara agindo por 30 minutos e então remova com água em temperatura ambiente. Finalize com o soro fisiológico e seus produtos de costume, que sejam para o seu tipo de pele. Repita todas as noites.
3. Lifting caseiro com vitamina C
Além de consumir a vitamina C nos vegetais do dia a dia, você também pode usá-la na pele. Essa vitamina melhora o funcionamento do organismo, fortalece o sistema imunológico, é um poderoso antioxidante contra o envelhecimento precoce e, assim, ajuda a causar o efeito do lifting caseiro de forma natural.
Ao ser aplicada na pele, em sua forma própria para essa finalidade, a vitamina C vai atuar combatendo os radicais livres que deixam as células doentes e acabam por envelhecer a pele, além de provocar inflamações. Também, vai atuar de forma mais profunda, ativando os chamados fibroblastos que produzem as fibras de sustentação do tecido, prevenindo a flacidez.
Embora pareça um tratamento bem simples e inofensivo, não é todo mundo que pode passar a vitamina C na pele. Então, para evitar qualquer problema, fale com seu dermatologista ou esteticista antes de usar essa solução como lifting caseiro.
Veja quais produtos usar para fazer seu lifting caseiro com vitamina C e os cuidados que deve ter: