Quem se torna pai e mãe sabe que a vida passa a ter novos desafios, mas também fica recheada de aprendizados positivos e sentimentos que nem imaginaria um dia sentir. Os filhos têm muito a ensinar aos pais, mesmo quando ainda não sabem falar, pois a linguagem do amor fala por si. O que você já aprendeu com seu filho hoje?
1. Viver cada momento
Observar as crianças vivendo é um aprendizado e tanto. Quanto mais velhas as pessoas ficam, mais preocupadas com o amanhã elas se tornam, e se esquecem de viver o único momento que realmente existe: o presente.
As crianças vivem o presente porque não têm outras preocupações, é claro. Mas, o adultos podem aprender com elas a estabelecer um equilíbrio. Quando seu filho precisar da sua atenção ou lhe chamar para brincar, aceite e dê atenção plena a esse momento que nunca mais irá voltar.
2. Amar incondicionalmente
Nenhum amor é incondicional, exceto o amor que se sente pelos filhos. Não importa o que aconteça, não importa o que eles façam, são uma parte dos pais que vive fora do corpo deles, e nada vai mudar isso. O mesmo vale para os filhos de coração, que mesmo não carregando o DNA, são amados incondicionalmente porque foram aceitos por inteiro, do jeito que vieram ao mundo.
3. A vida é pura e simples
Quando se é criança, as coisas são mais simples, puras, literais. Conforme cresce, você vai absorvendo experiências e vivências que o tornam mais duro e, muitas vezes, cria uma película que o impede de enxergar e valorizar as coisas simples e mais importantes da vida. Quando vir seu filho admirando um arco-íris ou uma joaninha no quintal, junte-se a ele e aproveite a oportunidade de ver a pureza da vida outra vez.
4. A sinceridade é valiosa
As crianças são engraçadas e às vezes constrangem os pais simplesmente porque não têm filtro na hora de dizer o que pensam. Acontece que, na maioria das vezes, elas estão certas. Os adultos é que criam o péssimo hábito de mentir e dar desculpas para tudo e todos, quando seriam bem mais fácil falar a verdade, apenas escolhendo as palavras certas para isso. A vida fica muito mais fácil quando se vive com sinceridade.
5. O perdão é um remédio
As crianças aprendem a guardar mágoa e rancor com os adultos. Mas os adultos é que deveriam aprender a perdoar com a pureza de uma criança. O perdão é um alívio para a alma, um remédio para o coração. Muitas doenças se desenvolvem no corpo de uma pessoa rancorosa e amargurada. Perdoar é mais fácil do que parece e faz a vida ter mais sentido.
6. Aprender coisas novas é a melhor forma de viver
É revigorante ver a energia e a curiosidade de uma criança que está sempre querendo aprender algo novo, saber o motivo de tudo que existe em sua volta.
Os adultos perdem esse interesse pela vida e vão se recolhendo por causa do cansaço, dos arrependimentos, dos problemas. Acontece que o aprendizado nunca termina, pois ele é o tijolo que constrói a estrada da vida.
7. Não é uma questão de falta de tempo, mas de prioridade
Depois que o seu filho nasce, suas prioridades mudam. Aquele bebê precisa de atenção plena, pois é frágil e não sabe fazer nada por conta própria. Mesmo quando souber, vai precisar da orientação dos pais.
Você se dá conta que, quando precisa fazer escolhas, não faz sentido dizer que não tem tempo, mas sim, que tem prioridades. O tempo sempre vai estar li e será o mesmo. As suas prioridades é que mudam. Isso vale para todas escolhas que você fizer.