Menu

Leucoplasia: características, causas e tratamentos dessa condição

Nem sempre as manchas brancas na língua são sinal de falta de higiene bucal

Crédito: Freepik

Publicidade

A leucoplasia é tipo anormal de tecido que se encontra na boca ou na garganta. É anormal porque se apresenta como uma mancha branca ou cinza que pode ser na bochecha, no céu da boca, na superfície ou embaixo na língua, qualquer lugar dentro da cavidade oral até a garganta.

Além dela, existem também os tipos eritroplasia, que é uma mancha vermelha, ligeiramente abaloada e que pode sangrar, e a eritroleucoplasia que é uma mancha com áreas brancas e vermelhas. O que você vai conhecer agora são seus sintomas, causas e tratamentos.

Veja também: sintomas de tratamentos de herpes-zóster

Características

Crédito: Freepik

De modo geral, a leucoplasia é uma condição que não apresenta sintomas como dor, coceira ou queimação. Em quase todos os casos a mancha surge de repente e desaparece do mesmo jeito, sem tratar. Essa mancha tem as seguintes características:

Coloração branca

Esse tipo de mancha apresenta uma coloração branca acinzentada e não importa o que a pessoa faça, não vai sair. Não adianta escovar, passar enxaguante bucal, aliás, se tentar uma vez e não sair, não insista para não machucar.

Publicidade

Textura irregular ou lisa

A textura da mancha apresentada é um pouco variável, podendo ser totalmente lisa com com algumas irregularidades, mas não muito evidentes.

Leucoplasia pilosa

Nesse tipo pode ocorrer de as placas brancas ficarem com pequenas rachaduras, tipo dobras ou pelinhos, que nesse caso geralmente acontece nas laterais da língua.

Causas comuns da condição

As principais causas estão relacionadas a uma irritação constante causada dentro da boca, levando a uma inflamação e ao desenvolvimento da mancha. Essas causas são:

  • Morder a parte interna da boca e bochecha;
  • Dentes tortos ou qualquer outra irregularidade que deixe a boca ferida ou irritada;
  • Uso de dentadura;
  • Tabagismo;
  • Alcoolismo;
  • Exposição solar excessiva dos lábios;
  • AIDS.

Causa da leucoplasia pilosa

O tipo pilosa é quando a pessoa está com a imunidade baixa e o organismo se deixa afetar pelo vírus Epstein-Barr, que geralmente está adormecido no organismo, sem causar danos. Deve-se considerar esse caso não apenas em pessoas que estão doentes ou se recuperando de alguma doença, mas também como um sintoma de que algum problema no organismo está precisando ser tratado.

Publicidade

Câncer de boca

Embora seja um problema praticamente inofensivo, merece atenção médica porque também pode estar relacionado ao câncer de boca, surgindo como um sintoma. Nesse caso quer dizer que as placas que constituem a mancha estão com câncer e é necessário realizar um tratamento o quanto antes.

Tratamentos para leucoplasia

O tipo mais comum, que não apresenta sintomas, vai embora sozinho sem precisa de tratamento. Mas se não desaparecer dentro de alguns dias é importante ir ao médico para fazer uma biópsia e ter a certeza se é do tipo comum ou se é canceroso.

Caso a biópsia confirme o cenário de câncer, então a placa deve ser removida de imediato por intervenção cirúrgica. Se não for câncer a pessoa apenas deve tratar de resolver os problemas que causaram a placa, por exemplo, parando de fumar e indo ao dentista para consertar a dentadura ou o dente que está machucando a bochecha. Assim irá evitar que o problema persista, o que seria um risco de se tornar um câncer ou ser infectado por outro tipo de bactéria ou vírus.

Publicidade

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para obter os resultados mencionados é preciso aliar os cuidados a um estilo de vida saudável e equilibrado.

Leave a Reply

Sair da versão mobile