A cada dia que passa em meio a esta pandemia de coronavírus, os profissionais de saúde que recebem os pacientes conhecem um pouco mais sobre a doença. Agora, existe a suspeita de um outro sintoma, além dos mais comuns, que são febre, tosse e dificuldade para respirar.
Muitos pacientes, em especial crianças e jovens de até 20 anos, têm apresentado lesões nos dedos dos pés dias antes de terem os sintomas comuns.
Conforme um artigo publicado no European Journal of Paediatric Dentistry, um dos primeiros casos documentados foi na Itália, em um menino de 13 anos. Levado ao pediatra, o menino ainda não tinha sintomas de covid-19, mas cerca de uma semana antes, sua mãe e irmã tiveram febre e tosse.
As lesões eram nos dedos do pé, avermelhadas, como manchas de sangue coagulado, com cerca de 5 a 15 mm de diâmetro. Cerca de 2 dias depois o menino começou a apresentar os sintomas clássicos da doença.
Neste período, uma bolha se formou em uma das manchas, e foi piorando nos dias seguintes, com a formação de crostas devido ao líquido que sai do interior da bolha.
A partir deste caso, outros começaram a aparecer, publicados em redes sociais de médicos para o compartilhamento da informação entre os próprios profissionais. Todos os casos ocorreram em crianças e jovens assintomáticos, mas que estavam inseridos em um contexto familiar caso de covid-19.
“Cada um dos nossos pacientes apresenta este aspecto que corresponde à perniose (ferida que aparece em temperaturas muito frias) com vasculite (inflamação na parede dos vasos) ou microtrombose (coágulos em pequenos vasos). Necessitamos realizar estudos com estes jovens para entender melhor a patogenia”, publicou o dermatologista italiano Ramon Grimalt em sua conta no Twitter.
https://twitter.com/DrRamonGrimalt/status/1247799299993251842?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1247799299993251842%7Ctwgr%5E&ref_url=https%3A%2F%2Fcatracalivre.com.br%2Fsaude-bem-estar%2Flesoes-na-ponta-dos-dedos-pode-ser-uma-manifestacao-de-covid-19%2F
Outra publicação foi do médico espanhol Txema Almela, dizendo que, mesmo este não sendo ainda considerado um sintoma oficial, não quer dizer que não seja. O mesmo ocorre com outros sintomas menos comuns que são a redução ou perda do olfato. Ele acha muito estranho ver tantos casos semelhantes em crianças e jovens no mês de abril.
La acroisquemia en partes dorsales y laterales de los dedos de manos y pies en jóvenes < 20 años se considera una manifestación cutánea de la infección por #Covid_19. #QuedateEnCasa pic.twitter.com/vp95megiKX
— Txema Almela (@TxemaAlmela) April 8, 2020
Manifestações de um vírus
Embora seja um sintoma novo para coronavírus, as lesões com bolhas na pele são comuns em muitos casos de infecções por vírus, como afirmou o médico dermatologista Gunter Hans Filho, do Departamento de Doenças Bolhosas da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), em uma entrevista concedida ao Catraca Livre.
“Qualquer vírus em potencial poderia fazer uma manifestação desse tipo aí. As viroses podem manifestar-se por formas inespecíficas, a mais frequente é o rash cutâneo, um exantema. Outro tipo também relacionado a vírus são lesões que lembram urticárias”.
Sintomas das lesões
Essas manchas e bolhas, como explicou o dermatologista na entrevista, são de natureza vascular. É uma simulação de um distúrbio de coagulação que pode surgir também em outros órgãos. De acordo com as descrições que se tem até agora, as lesões causam coceira e queimação, podendo evoluir para as bolhas que liberam líquido e formam as crostas escuras.
Entretanto, é preciso ressaltar que este é um novo sintoma ainda em observação, já que não serão todas as crianças e jovens a apresentá-lo. Tudo depende do organismo de cada pessoa. Mas, serve de alerta aos pais, caso perceberem lesões semelhantes em seus filhos.