Menu

Lenda do colibri: uma sabedoria popular para consolar a morte

Entender a morte pode não ser fácil, mas algumas histórias podem ajudar

Crédito: Freepik

Publicidade

A morte pode ser assustadora para alguns, enigma para outros, mas certamente é o destino de todos. Porém, lidar com a perda de alguém querido pode levar a momentos de tristeza, dor e até desespero. Para amenizar a situação, muitas culturas encontram formas delicadas para falar sobre essa passagem, como é o caso da lenda do colibri.

Conta a lenda, oriunda do povo indígena Guarani, que o mainimbú (o colibri) tem um dom especial. Ele é o responsável por coletar as almas de quem faleceu e levá-las para o céu, em seus delicados bicos. E você já se perguntou como isso é possível? Para tanto, é importante entender como eles viam a morte.

Para os Guaranis, quando uma pessoa morre, sua alma se transforma em luz e procura a mais linda flor para descansar. E dessa forma ficam, até serem coletadas e levadas para o céu, no bico do colibri. É por causa disso que ele voa de flor em flor, à procura de novas almas e quando encontra, voa rapidamente em direção ao céu, se perdendo dos olhos humanos.

Uma linda forma de lidar com a dor da perda e, certamente, uma ótima história para contar para as crianças pequenas ou pessoas queridas, em um momento tão delicado. Agora, da próxima vez que encontrar um colibri em uma flor, aproveite para fazer uma oração por alguém querido que já partiu, mandando as melhores energias com ele.

Publicidade
Sair da versão mobile