O leite materno é tão importante para o desenvolvimento dos bebês que a Organização Mundial de Saúde recomenda a amamentação exclusiva até os seis meses de vida.
Isso porque o leite produzido pelas mães é um alimento completo, inclusive, substituindo a água. Ou seja, o bebê de até seis meses que mama no peito não precisa de mais nada para se alimentar, nem de água.
Como aumentar a produção de leite materno de forma saudável
Os benefícios do leite materno para o bebê
Esse alimento completo produzido pelas mães é benéfico em todos os sentidos para a saúde do bebê. Veja só!
Todos os nutrientes em um só alimento
No leite materno tem a quantidade ideal de proteínas, carboidratos, gorduras e água que o bebê precisa em cada mamada completa. Assim, ele vai crescendo e se desenvolvendo de forma saudável.
Menos cólicas
Os bebês sentem cólicas, isso é normal. Mas, quando a amamentação é exclusiva, as cólicas são bem menos frequentes ou inexistentes. Só que aqui vale uma ressalva: a mãe precisa cuidar da alimentação também, pois alguns alimentos que ela comer poderão causar cólicas no bebê.
Aproveite e veja: Enxoval do bebê: o que não pode faltar na sua lista
Digestão fácil
O leite materno e o intestino do recém-nascido foram feitos um para o outro. A digestão do leite materno é fácil quando passa pelo intestino sensível do bebê, e isso é fundamental para que o organismo absorva todos os nutrientes e as mamadas sejam mais frequentes.
Prevenção de anemia e fortalecimento do sistema imunológico
No leite da mãe, o bebê absorve vitamina B12 e ácido fólico, importantes para a produção dos glóbulos vermelhos, células responsáveis pelo transporte de oxigênio no sangue.
O leite também contém um tipo de ferro que é altamente absorvido pelo intestino do bebê. Tudo isso contribui para prevenção de anemia e para o fortalecimento do sistema imunológico.
Falando em sistema imune, o leite materno ainda tem mais a oferecer: ele é rico em anticorpos produzidos pela mãe, protegendo a criança contra problemas como asma, pneumonia, gripes, dor de ouvido e problemas intestinais.
Outro fato bem interessante é que, quando o bebê fica doente, o leite da mãe é automaticamente enriquecido com proteínas e células de defesa, facilitando a recuperação do bebê.
Prevenção de doenças crônicas por toda a vida
Mais um dos importantes benefícios do leite materno é que ele atua como anti-inflamatório no organismo do bebê. As pessoas que receberam amamentação exclusiva até os seis meses têm menor risco de desenvolver diabetes, obesidade e problemas cardíacos.
Veja também: Como estimular o bebê: brincadeiras para cada mês de vida