Existe uma discussão que atravessa gerações. Qual leite é melhor? O pasteurizado ou o longa vida? As duas formas de tratamento do leite levam a indagações e que precisam ser revelados sobre o assunto.
Pergunta: Além do leite, outros alimentos passam pelo sistema de pasteurização?
Resposta: Claro! Esse sistema consiste na aplicação de diversas temperaturas em estágios diferentes. O objetivo é matar os microrganismos e evitar que causem problemas, principalmente as temíveis infecções.
Pergunta: A embalagem longa vida é melhor?
Resposta: Sim! Ela tem diversas camadas que protegem o produto da luz e do ar, mantendo o produto o mais asséptico possível.
Pergunta: Qual dura mais?
Resposta: O leite longa vida! Dura mais por conta do processo de pasteurização, que mata os microrganismos e pela forma de armazenagem. Dentro da caixinha, o leite pode durar até quatro meses, sem causar qualquer tipo de problema para o organismo.
Pergunta: Antes do processo de pasteurização, a qualidade do leite era melhor?
Resposta: Não! Sem o processo de conservação que hoje conhecemos e consumimos, o leite poderia ser o agente de várias doenças. Sem a conservação adequada, o leite poderia causar problemas ao organismo como vômitos e diarreias.
Pergunta: Por que o leite pasteurizado tem melhor qualidade?
Resposta: Porque o processo de eliminação dos microrganismos mantém as propriedades, vitaminas e minerais do produto.
Se eu consumir leite natural, sem qualquer processo de conservação?
Você vai expor seu organismo a riscos. O leite tem microrganismos que, se não forem eliminados, crescem com facilidade e podem causar desde vômito e diarreias até uma intoxicação alimentar mais grave. Cuidado!
Essa dica te ajudou? Então compartilhe!