Sendo normalmente associado a alimento para os pássaros, o leite de alpiste também pode ser adicionado à sua alimentação, como fonte de aminoácidos e enzimas benéficas ao organismo.
Semente originária do Mediterrâneo, ele tem propriedades emagrecedoras e também agentes que beneficiam a saúde de portadores de diabetes e hipertensão.
O alpiste é adorado por vegetarianos e veganos pois, por incrível que pareça, 1 litro do seu leite possui uma quantidade equivalente de proteína que 1,5 quilo de carne.
Sem contar que suas fibras ajudam também no processo de digestão, combatendo a prisão de ventre. Por isso também é recomendado como auxiliar nos tratamentos de úlceras, hiperuricemia, gota, gastrite, hipertensão, cirrose, pedras nos rins e infecção urinária.
Benefícios
1. Saúde do fígado e pâncreas
Devido à presença de enzimas benéficas ao organismo, ajuda a reduzir e prevenir inflamações no fígado e pâncreas.
Age também como um regenerador pancreático, dessa forma, auxilia na manutenção e na prevenção da diabetes
2. Anti-inflamatório natural
Seu efeito anti-inflamatório age em todo o corpo, mantendo a saúde celular elevada. Assim, seu organismo funciona melhor.
Da mesma forma, ajuda a manter sua pele jovem por mais tempo, ainda mais associado aos antioxidantes presentes na bebida, que combatem os radicais livres.
3. Limpa o organismo
Como consequência de manter seu sangue limpo de toxinas danosas, fortalecendo os sistemas de limpeza, ele é benéfico para a manutenção da sua saúde.
É fundamental também para o tratamento da cirrose. Aumenta a contagem de hepatócitos, deixando seu fígado mais eficiente no processo de limpeza e de cura.
4. Fortalece o sistema cardiovascular
O leite de alpiste ajuda a limpar e desinflamar as veias, fortalecendo assim todo o sistema circulatório, o que reduz as chances de infartos.
Ele possui uma enzima chamada libasse, que elimina o colesterol ruim – o LDL – deixando o sangue mais fluido e as passagens desobstruídas.
5. Fortalece os rins
Além de ajudar no combate da retenção de líquidos no organismo, fortalece os rins, ajudando a curar infecções urinárias e a reduzir possíveis pedras.
Leite de alpiste emagrece?
Sim, o leite de alpiste pode te ajudar a emagrecer, pois, entre diversos outros fatores, possui a enzima lipase, capaz de dissolver a gordura presente nas células, colocando-as na corrente sanguínea.
Como é um ótimo diurético e fortalecedor do fígado, facilita também a processar e eliminar essa gordura através do sistema excretor.
A lipase favorece a limpeza das veias e artérias, mantendo-as livres de gordura, assim como as células, reduzindo não somente problemas sérios, como as chances de um problema no coração, mas também questões mais simples, como a celulite.
O combate à celulite se dá devido a sua capacidade anti-inflamatória e também pela presença da mesma enzima e da sua capacidade de limpar o organismo.
O metabolismo também é beneficiado pela ingestão da bebida. O organismo também recebe energia adicional, dada a queima da gordura, facilitando assim a prática de atividades esportivas.
Efeitos colaterais
Como todo alimento, esse leite tem algumas contraindicações. Pessoas com as seguintes condições devem evitar o consumo desse produto.
- Síndrome do cólon irritável;
- Inflamação intestinal;
- Alergia ao alpiste;
- Fenilcetonúria.
Sempre consulte seu médico antes de incluir qualquer novo alimento à sua rotina.
Como fazer leite de alpiste caseiro
Ingredientes
Alpiste (especial para culinária): 5 colheres (sopa);
Mel: 2 colheres (sopa);
Água: 1 litro.
Modo de preparação
- Junte todos os ingredientes em um jarro e misture bem;
- Deixe descansar durante toda a noite;
- Pela manhã, coe a mistura;
- Coloque as sementes em um mixer ou no liquidificador e bata bem;
- Passe por um coador de pano (como aqueles antigos de café);
- Está pronto para consumo.
Esse leite pode ser usado para vitaminas de frutas, beber junto com o café ou puro, podendo ser consumido frio ou quente.
Quer experimentar outras receitas de leites vegetais, veja no vídeo três receitas: