Preparar legumes assados no forno só tem benefícios. Você pode escolher a variedade de legumes que quiser, pode servir junto com qualquer tipo de refeição, é prático, saboroso e, ainda, os legumes ficam mais nutritivos do que se forem cozidos em água. É uma opção de prato para a família inteira aproveitar, seja como petisco ou acompanhamento.
Veja também: receitas de sopa de legumes tradicional, com carne e frango
Ideias de como fazer legumes assados no forno
As receitas de legumes assados no forno variam porque você pode usar diferentes tipos de temperos e fazer combinações de vegetais que vale a pena conhecer. Então, mesmo sendo uma receita bem simples, veja como usar a criatividade para servir sempre algo novo.
1. Com ervas e cogumelos
Essa é uma receita prática que leva cerca de meia hora para ficar pronta. É o tempo de fazer o arroz e esperar o prato principal ficar pronto, a menos que queira comer só os legumes. O tempero dessa sugestão é feito com ramos de alecrim, sal, pimenta e orégano.
Veja a variedade de vegetais para usar: legumes assados com ervas e cogumelos
2. Com papel alumínio
A função do papel alumínio na receita é acelerar o cozimento dos legumes para quando você precisar de uma receita mais rápida, mas sem deixar de comer bem. O papel retém o calor nos legumes, ajudando-os a amolecerem. Essa receita é feita com abóbora, cenoura, abobrinha, cebola, batatinha, batata-doce, alho-poró e alho.
Confira os temperos deliciosos: legumes assados no forno com papel alumínio
3. Legumada para aproveitar os vegetais da geladeira
Não sabe o que inventar para usar os legumes que estão parados na bacia da geladeira? Essa receita vai ajudar e todo mundo vai adorar. Escolha tudo que tiver na geladeira em condições de ser consumido, lave, corte em pedaços e disponha na assadeira. Sem frescura, tempere com sal e pimenta e leve ao forno.
Veja como cortar os legumes grosseiramente: legumada para aproveitar os vegetais
4. Vegetais com ervas aromáticas e vinho tinto
Se você gosta de dar uma gourmetizada nas suas receitas com ingredientes especiais, esse tempero de vinho tinto é uma boa pedida. A receita é temperada também com vinagre balsâmico, orégano, ervas de Provence, alecrim, sal e creme de ervas aromáticas.
Anote a lista de legumes sugeridos: vegetais assados com vinho tinto
5. Opção light
Pode parecer redundando chamar legumes assados de receita light, mas a verdade é que a receita pode ser mais ou menos calórica conforme os legumes que escolher. Por exemplo, não usar batatas reduz a quantidade de carboidrato e de calorias, então é uma boa pedida para quem está de dieta.
Confira a dica de temperos dessa receita: legumes assados light
6. Legumes low carb no forno
Essa também é uma versão para quem deseja consumir menos carboidratos. É feita com cenoura, abobrinha e pimentão, apenas, além dos deliciosos temperos. A sugestão para deixar o prato muito saboroso é temperar com páprica, alho em pó, mix de pimentas moídas, cúrcuma e sal rosa.
Deixe sua cozinha perfumada: legumes low carb
7. Frango assado em cama de legumes
Por fim, uma versão para um almoço ou jantar completo, pois já leva a proteína na mesma receita. Não precisa preparar mais nada para acompanhar, a menos que faça questão de uma saladinha fresca de folhas. Esse frango é assado em pedaços em uma cama de batatas, cenouras, abobrinhas, cebolas, alhos, tomates e pimentões.
Veja como temperar: frango assado em cama de legumes