Menu

Como lavar roupa na mão

Há momentos em que é necessário lavar roupa à mão. A máquina de lavar roupa é a melhor amiga de qualquer pessoa, mas não é perfeita

Crédito: Pxhere

Publicidade

Está sem máquina de lavar ou com uma peça super delicada e não sabe como lavar roupa na mão? Aprenda agora como deixar suas roupas limpinhas e cheirosas, sem estragar.

Existem algumas peças de roupa que requerem cuidados especiais e não podem ir na máquina. Também acontece que por vezes temos apenas poucas peças para lavar e não justifica ligar o aparelho, economizando água e energia.

Como todas as máquinas, por vezes ela nos prega uns sustos e quebra, ou chega mesmo a estragar a nossa roupa favorita. Assim, o melhor mesmo é saber como lavar roupa à mão corretamente, caso seja necessário.

Passo a passo de como lavar roupa na mão

  1. Separe as roupas entre brancas, pretas, delicadas e coloridas;
  2. Deixe as roupas brancas de molho no sabão com vinagre e bicarbonato de sódio, em uma bacia ou balde;
  3. Em outra bacia, coloque o sabão de lavar roupas e água e misture bem;
  4. Coloque as peças delicadas e vá lavando delicadamente, sem esfregar. Enxágue e estenda sem torcer;
  5. Coloque as peças pretas e lave, esfregando somente a gola e as axilas. Enxague, torça e estenda à sombra;
  6. Faça o mesmo com as coloridas;
  7. Retire agora as peças brancas e esfregue cada peça, com uma escovinha se for necessário, o apenas com as mãos, utilizando o tanque. Para manchas de vinho e caneta, por exemplo, o procedimento é diferente;
  8. Após a lavagem, coloque as peças – ainda separadas por cor e tipo – de molho no amaciante já diluído, por ao menos 10 minutos;
  9. Retire, torça com cuidado e estenda.

5 Dicas infalíveis para lavar roupa na mão

1. Verifique se a sua roupa está necessitando de uma pré-lavagem

Tome o exemplo de umas meias brancas encardidas, ou a camisa da escola, do pedal ou outro esporte, cujo tecido seja mais resistente e na cor branca.

Publicidade

Antes de começar o processo de lavagem, deve primeiro remover o excesso de sujeira esfregando com um pouco de sabão e enxaguando.

Depois coloque as peças encardidas de molho com um pouco de sabão em pó e um pouco de alvejante, que pode ser a água sanitária ou alternativas naturais como o vinagre de álcool e bicarbonato ou menos nocivas do que a água sanitária, como o álcool.

2. Roupa delicada

Como foi dito no passo a passo, roupas delicadas não precisam ser esfregadas, bastando uma lavagem com as mãos, de forma que não estrague as fibras.

É importante tomar cuidado com apliques, pérolas, bordados e outros detalhes na hora de lavar.

Publicidade

Ao estender, evite o uso de pregadores de roupa para não marcar, deixando o varal em uma área sem sol ou vento – não se preocupe, pois elas secam rápido.

3. Como estender as roupas

Crédito: Pexels

Pode parecer bobagem, mas a forma como você estende a roupa faz diferença. Sabe aquela roupa com cheiro de guardado? Provavelmente ficou embolada no varal com outras roupas e demorou muito de secar e pior: provavelmente foi guardada úmida.

É indispensável manter todas as peças bem esticadas no varal, para reduzir o tempo em que secam. Para isso, é importante que se lave apenas a quantidade adequada ao espaço que você tem em casa.

Publicidade

É fundamental levar as roupas brancas para secar no sol; deixe-as longe das coloridas, que ainda podem manchá-las. Já as pretas e coloridas, devem secar à sombra, para não desbotarem.

4. Roupas pesadas

Quanto às roupas de algodão ou de tecidos mais encorpados, como as calças jeans, pode esfregar diretamente no tanque.

Por mais que o tecido seja bastante resistente, não esfregue com muita força, para aumentar a durabilidade e aparência de nova.

Publicidade

Opte por esfregar com suavidade, de forma a não danificar as fibras dos tecidos. Para isso, use uma escova macia, sem muita força ou esfregue a roupa nas ondulações do tanque.

5. Áreas que mais sujam

Esfregue por mais vezes as zonas onde se acumulam mais sujeira e suor e que estão em contato direto com as áreas mais quentes do corpo. Por isso, dê mais atenção às golas, punhos e à área das axilas, que normalmente ficam amareladas ou até mesmo mais escuras.

Para não deixar a gola esticada, em casos mais graves, coloque uma pastinha feita com bicarbonato e vinagre e deixe agir por 10 minutos antes de lavar.

Publicidade

Como torcer a roupa?

Parece simples, mas você pode perder uma peça se torcer a roupa de forma incorreta.

Se você não espremer, vai levar uma eternidade para secar, molhando todo o chão e criando um pequeno caos que pode resultar em uma roupa cheirando a guardado.

Se torcer muito forte, pode estragar as fibras, deformando a peça e até mesmo rasgando, a depender da textura.

Publicidade

Então, qual é o melhor jeito de se torcer a roupa? Simples, se for delicada, apenas coloque entre as mãos e aperte suavemente.

Se for mais pesada como a calça jeans, dobre ao meio e torça bem, removendo o excesso, porém sem danificar a peça.

Roupas de algodão e outras de fibras mais aparentes não devem ser muito torcidas, buscando um meio termo entre força e delicadeza.

Publicidade

Na hora de guardar, saiba as melhores maneiras para dobrar a roupa e economizar espaço.

Lavar roupa na mão ou na máquina?

Quando lavar roupa na mão ou na máquina? Algumas pessoas preferem lavar tudo na máquina, pois já há programas de lavagem adequados a todo tipo de peça, desde as delicadas até edredons.

Se for para diferenciar, o recomendado é que – se você tiver tempo e disposição para tal – separe somente as peças delicadas para lavar à mão, deixando o resto do trabalho para a máquina.

Publicidade

Afinal, a tecnologia está aí para simplificar a vida e deixar mais tempo para coisas importantes como estar com a família e – por que não – tomar uma taça de vinho ao lado de uma boa leitura ou companhia.

A sua máquina de lavar roupa também precisa ser limpa de tempos em tempos. Aprenda como fazer no vídeo:

Leave a Reply

Sair da versão mobile