A roupa de lã costuma ser mais sensível, especialmente quando é feita à mão. Por isso precisa de cuidado na hora de lavar, ou os pontos podem afrouxar e acabar estragando a peça. Mas calma, pois não tem nada de complicado em lavar roupa de lã. Veja essas dicas.
Lavando na máquina
Para garantir que as peças não sejam estragadas por outros tecidos mais duros, botões ou um zíper, procure colocar apenas as roupas de lã e outras mais delicadas na máquina.
Se forem todas de lã, selecione o ciclo específico para lã. Se não tiver essa opção, ou se colocar mais peças delicadas, como de seda, selecione um de roupas delicadas ou lavagem à mão.
Para centrifugar, escolha um programa de centrifugação baixa ou nem centrifugue. É melhor evitar que as fibras da lã sejam torcidas.
Lavando à mão
Encha um balde ou uma bacia com água e misture um pouco de sabão líquido, na proporção que colocaria na máquina. Coloque a peça dentro. Pode colocar mais de uma peça, mas sem ficar muito cheio. Deixe alguns minutos para que o sabão penetre no tecido.
Depois, pegue as peças, uma a uma, e dê uma leve esfregada no tanque. De leve, pois o tecido é sensível. Se tiver alguma mancha, passe um pouco mais de sabão líquido direto na macha e esfregue um pouco. Enxague com água morna (nunca quente), ou pode ser com água fria também.
Veja também: como lavar roupa na mão
Torcer e secar
Depois de lavar as roupas de lã, seja na máquina ou à mão, tenha cuidado na hora de torcer. Aliás, não faça o movimento de torcer. Apenas aperte a peça delicadamente para tirar o excesso de água. Depois coloque, uma a uma, dentro de uma toalha de banho grossa e enrole a toalha para que absorva a água restante.
Na hora de estender, não pendure, muito menos com grampos. Coloque uma toalha estendida no varal e apoie a peça de lã por cima. Assim não vai ficar fazendo peso e esticando as fibras da lã. Não seque na máquina de secar roupa.