O cheiro-verde é a combinação de salsinha e cebolinha ou de coentro e cebolinha. Esses ingredientes são parte essencial de diversas receitas brasileiras, deixando os pratos mais aromáticos e apetitosos. Mas, para ficar gostoso, as ervas devem estar fresquinhas.
Se você não tiver uma horta para fazer a colheita na hora, o jeito é comprar e saber como lavar e conservar melhor o cheiro-verde, pois ele murcha facilmente se for guardado sem os devidos cuidados. Veja essas dicas.
Como lavar o cheiro-verde
- Assim que chegar com as ervas em casa, lave os molhinhos embaixo da torneira, sem abrir demais o jato de água, pois as folhas são delicadas.
- Depois, coloque o cheiro-verde em uma tigela com 1 litro de água e 1 colher de sopa de água sanitária (do tipo adequado para desinfetar alimentos) ou hipoclorito de sódio.
- Deixe as ervas descansando na solução por 20 minutos.
- Depois lave de novo em água corrente.
Como conservar o cheiro-verde
- Depois de ter suas ervas limpinhas, é hora de guardá-las de modo a que fiquem frescas e aromáticas, sem murchar, pelo máximo de tempo possível.
- Coloque os molhinhos sobre folhas de papel-toalha para absorver a água da lavagem.
- Pique as folhas e coloque sobre mais papel para ficar ainda mais sequinho.
- Guarde as folhas picadas em um potinho de vidro ou plástico com tampa, ou em saquinhos herméticos bem fechados.
- Coloque no congelador em porções que costuma usar em cada receita. Para usar nas receitas, não precisa esperar descongelar.
Veja também: como congelar corretamente os alimentos